Cotidiano

Governo vai recuperar 15% das vicinais em 12 municípios

O recurso é proveniente de emendas de deputados e os municípios de Uiramutã e Normandia ficam de fora por conta das terras indígenas

Os R$ 48 milhões destinados pelos deputados estaduais por meio de emendas parlamentares para a recuperação de estradas vicinais já estão empenhados. O edital foi publicado e a licitação para contratação das empresas acontece dia 10 de outubro. A informação é do secretário estadual de Infraestrutura, Edilson Lima.

“O recurso é oriundo de emendas impositivas dos deputados estaduais e nossa ideia era iniciar as licitações em maio, mas houve atrasos na aprovação da LOA (Lei de Orçamento Anual) e só agora conseguimos o empenho e os tramites legais para lançar o edital e realizar a licitação que contempla 12 municípios”.  

Ele citou que a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) já elaborou o projeto de recuperação de vicinais e os trabalhos de recuperação devem iniciar assim que terminar a licitação com expectativa de beneficiar agricultores e moradores de 12 municípios do interior do Estado, com a recuperação de 1.300 a 1.500 km de estradas. Ficam de fora desta etapa dois municípios com terras indígenas.

“Os municípios de Uiramutã e Normandia ficam de fora desta etapa por estarem em terras indígenas e temos um pouco mais de trabalho para conseguir o licenciamento ambiental”, explicou.

A Seinf dividiu a licitação em seis lotes, sendo que cinco lotes são, em média, de R$ 7,8 milhões cada, e um lote de R$ 9 milhões.

“Este lote de maior valor será para as obras no município do Cantá, que proporcionalmente é o município que tem a maior malha de estradas vicinais, com mais de mil quilômetros”, disse. 

Serão beneficiados ainda os municípios de Amajarí, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caroebe e Rorainópolis. 

Segundo o secretário, a ideia é iniciar o ano de 2020 com pelo menos 15% das estradas vicinais do Estado em boas condições de trafegabilidade.

“Queremos minimizar os problemas atuais e iniciar o próximo ano voltado para outros planejamentos. Sabemos do sofrimento dos colonos e de quem precisou das estradas, mas esta parceria do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa vai ajudar a recuperar parte das nossas estradas”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo secretário foi quanto a substituir pequenas pontes por manilhas de concreto armado em locais que já foram feitos estudos sobre o volume de água. 

“Houve um estudo técnico de todas as bacias e há a previsão de substituir algumas pontes por galerias ou manilhas”, afirmou.

Estado tem 2.500 pontes de madeira que precisam ser trocadas


Cinco pontes de madeira serão substituídas por concreto (Foto: Arquivo Folha)

O secretário estadual de Infraestrutura, Edilson Lima, informou ainda que até o final deste mês vai publicar no Diário Oficial do Estado (DOU) o edital para construção de cinco pontes de concreto na Rodovia RR 325, que liga Alto Alegre a Mucajaí, no valor de R$ 7 milhões, também com recursos de emendas dos deputados estaduais.

“Vamos iniciar com a construção das primeiras cinco pontes de concreto, substituindo as pontes de madeiras na Rodovia RR 325”, disse. “Na ponte do Rio Mucajá, onde houve recentemente um acidente, vamos construir uma ponte que vai poder passar dois carros simultaneamente”, afirmou. “Ao todo, serão 120 metros de pontes de concreto que vamos construir nesta primeira etapa do projeto de recuperação de estradas no Estado”, afirmou.

Lima informou que a intenção do governador Antonio Denarium é de trocar todas as pontes de madeira por pontes de concreto nas rodovias estaduais, durante sua gestão.

“Temos mais de 2.500 pontes de madeira no Estado e o grande desafio é conseguir os recursos necessários para substituir”, disse. “Para se ter uma ideia, um metro de ponte de concreto custa entre 60 e 70 mil reais e um metro de ponte de madeira custa 10 mil reais, e por ser bem mais caro, embora duradoura, ainda vamos manter algumas pontes de madeira fazendo a manutenção preventiva e oferecendo trafegabilidade para as trocar por pontes de concreto num futuro próximo” , disse. (R.R)