Cotidiano

Grupo de corrida se une para fazer doação de sangue

A ideia surgiu da necessidade que o Hemocentro tem nessa época do ano, onde o número de acidentes tende a aumentar

Cerca de 50 participantes do Grupo de Corrida SuperAção Team realizou na manhã desta sexta-feira, 13, uma doação de sangue coletiva no Hemocentro de Roraima.

De acordo com Lucimara Simplício, que faz parte do grupo, a ideia surgiu da necessidade que o Hemocentro tem nessa época do ano, onde o número de acidentes tende a aumentar.

“Devido a essa necessidade, a gente se reuniu e viemos fazer essa doação como um ato de amor ao próximo, deixando a reflexão de que hoje estamos doando e amanhã pode ser a gente que vá precisar”, explicou.

Doando sangue pela 1ª vez, a recepcionista Mirian Gardênia falou sobre a sensação de dever cumprido.

“Acho que todo mundo poderia fazer a sua parte, nós com o grupo SuperAção, conseguimos reunir um bom número de pessoas, e eu quero continuar doando”, contou.

O gerente de coleta de sangue do Hemocentro, Isaías Magalhães, destacou a importância de ações em grupos como esta.

“Durante todo o ano, nós temos parceiros que fazem ação de doação de sangue, fortalecendo o nosso estoque e o vínculo com a sociedade, essa de hoje veio em momento oportuno, pois estávamos com o estoque da tipagem O- baixa, e estava havendo poucas doações diariamente, nossa meta é coletar 50 bolsas por dia, e estávamos coletando apenas 30”, pontuou.

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

COMO DOAR –  O interessado precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, e estar saudável. No dia da doação é preciso: fazer uma refeição saudável, livre de gorduras; não ter ingerido bebidas alcoólicas há pelo menos 12 horas; e portar documento de identificação com foto no momento da coleta.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h às 18h. A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Antes da coleta, os interessados são obrigados a fazer cadastro e uma avaliação pré-doação para garantir um procedimento responsável e seguro.