Cotidiano

Guardas-civis municipais são capacitados pelo TJRR

A Patrulha Maria da Penha é formada por uma guarnição especializada de guardas-civis municipais que realiza visitas rotineiras e faz um acompanhamento de perto às vítimas da violência doméstica

Como parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todos os tribunais estaduais do país, a Coordenadoria Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu esta semana mais uma capacitação para atualizar os conhecimentos dos guardas-civis municipais integrantes do programa Patrulha Maria da Penha.

Segundo a pedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Moura, a intenção do trabalho realizado com os guardas é promover um alinhamento de conhecimentos para que possam atuar adequadamente nas ruas.

“Eles trabalham diretamente conosco. Fazem o acompanhamento da mulher que está em risco, subsidiam o judiciário com outras informações para que o processamento dos casos aconteça de forma mais rápida. São parceiros e fazem parte dessa rede de enfrentamento à violência doméstica”, comentou.

Para a guarda-civil municipal Priscilla Cruz, integrante da Patrulha, que participou da capacitação, esse é um momento importante para todos que autuam nesta atividade. “Pessoas que se interessam pela patrulha e pela causa da violência doméstica são sempre bem-vindas. A gente fica feliz porque foram criados mais multiplicadores”, disse, ao ressaltar que nesta qualificação participaram também guardas que não integram a Patrulha, mas que manifestam interesse pela causa.

Sobre o resultado dos conhecimentos repassados pela equipe do Poder Judiciário, Priscilla Cruz se mostrou satisfeita. “Foi possível falar sobre o assunto, conhecer as atualizações da Lei, tomar conhecimento de novos casos e ouvir depoimentos. Também tivemos uma roda de conversa. Assim, a gente agrega conhecimentos e temos ainda mais incentivo para desempenhar um ótimo trabalho”, declarou.

PATRULHA MARIA DA PENHA – Criada em 2015, a Patrulha Maria da Penha é formada por uma guarnição especializada de guardas-civis municipais que realiza visitas rotineiras e faz um acompanhamento de perto às vítimas da violência doméstica. Além de dar à mulher maior segurança, a Patrulha pode ser, muitas vezes, o primeiro contato que a vítima encontra para buscar a proteção e orientação necessária.

A Patrulha Maria da Penha é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal de Boa Vista e surge como um mecanismo de auxílio para a eficácia da medida protetiva. Os guardas-civis municipais da Patrulha Maria da Penha fazem a fiscalização, o acompanhamento das mulheres que têm medidas protetivas deferidas pelo 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica.