Cotidiano

Guia de Transferência Animal pode ser paga via PIX

A medida, que passa a valer no dia 1º abril de 2021, torna menos burocrático ao produtor rural o acesso às demandas diárias junto a Aderr

O pagamento do Documento de Arrecadação Simples (DAS) emitido pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) poderão ser pagos por meio do PIX.

A medida, que passa a valer no dia 1º abril de 2021, torna menos burocrático ao produtor rural o acesso às demandas diárias junto a Aderr.

O acesso a um serviço, que levaria 24 horas, passa a ser agora em no máximo 10 segundos, pois é o tempo que o Banco Central estipula para fazer transferências e pagamentos online com o PIX.

Antes de adotar o PIX, o produtor pagar o taxa ele deve acessar o Sigaderr (Sistema Integrado de Gestão Agropecuária), emitir o DAS, fazer o pagamento e esperar a comprovação, que é feito 24 horas depois, de forma manual por um funcionário. 

COMO FAZER

Para acessar o serviço pelo Sigaderr o produtor precisa ter o número de Inscrição Estadual, caso não tenha, as taxas nas Unidades Agropecuárias e Escritórios podem ser emitidas por um servidor da Aderr.

Pela  DAS se paga GTA (Guia de Trânsito Animal) multas, serviços de agrotóxicos, serviços de exames, vistoria de abatedouros, declaração de vacina, entre outros, que são ferramentas do dia a dia do homem do campo. Estes serviços prestados pela Aderr, são importantes para a defesa agropecuária, pois com eles é possível alcançar a segurança alimentar da população, além da sanidade vegetal e animal.

Também será lançado um tutorial, mostrando ao produtor como pode acessar o Sigaderr para emitir DAS, GTA eletrônico e declaração de vacina. “É um passo a passo bem básico de fácil comprovação,” disse Leandro Sobenk, chefe do Núcleo de Tecnologia de Informação da Aderr.

“No ato de transferência feita por meio de pix a comprovação do pagamento é feita pela a agência bancária em pouco tempo, evitando a espera de 24 horas como era antes”, disse.

O QUE É O PIX?

De acordo com o Banco Central, o Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos com uma proposta de ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.

Na prática, entre suas várias funcionalidades, permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.