Cotidiano

Guia de orientações de pré-viagem vai auxiliar refugiados

O manual tem o objetivo de orientar os migrantes e refugiados sobre os aspectos antes, durante e depois do deslocamento para outros estados brasileiros

Criado pelo Ministério da Cidadania, responsável do Subcomitê de Interiorização, a Força-Tarefa Logística Humanitária e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) o “Guia de Orientación Pre Viaje” tem como objetivo ajudar os Venezuelanos interiorizados que ingressam na Estratégia de Interiorização do Governo Federal, com informações essenciais sobre direitos e serviços básicos.

O guia tem o intuito de informar sobre os aspectos antes, durante e depois do deslocamento para outros estados brasileiro. Além de dar mais suporte à população refugiada e migrante, após verificar que muitos ainda tinham dúvidas sobre os processos e onde encontrar prestação de serviços no país. Dessa forma, as informações foram reunidas em um único guia para que as necessidades fossem supridas em maior escala, incluindo as questões geográficas e culturais do Brasil para melhor integração social.

Dentro do “Guia de Orientación”, estão as seguintes informações divididas em seções de:

Interiorização: modalidades, documentação necessária e procedimentos de viagem;
Viver no Brasil: documentação, conhecendo o país e conselhos de adaptação;
Serviços no Brasil: saúde, educação e assistência social;
Acesso ao trabalho no Brasil: documentação, legislação laboral, seguridade social e empreendimento;
Direitos no Brasil: conhecer os direitos civis e como evitar os riscos de tráfico de pessoas e exploração laboral.
“O intuito é fazer uma ação conjunta das informações básicas para as pessoas que buscam novos começos de vida em outra cidade por meio da interiorização. A OIM celebra o desenvolvimento de um documento que irá orientar a todos os venezuelanos dentro da Operação Acolhida”, disse a coordenadora de emergência da OIM, Lia Poggio.

Para a coordenadora do Subcomitê Federal de Interiorização, Niusarete de Lima, prestar informações confiáveis sobre direitos e deveres aos refugiados e migrantes é uma obrigação. “O guia é um canal para que eles possam também aplicar para conhecidos outras pessoas. Já é possível ver que eles buscam os serviços após terem acesso ao conhecimento desses direitos, principalmente quando é mais simples, compartilhada e orientada.

Além do documento digital, foi criado um website com todo conteúdo disponível para ser acessado a qualquer momento, no link https://www.guiapreviajeinteriorizacion.org/.