Cotidiano

Há procedimento investigativo contra procurador de Contas, diz MP

Segundo o Ministério Público do Estado de Roraima, a primeira ação penal foi ajuizada em julho de 2019 e a segunda em agosto deste ano

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) informa que há procedimentos investigativos tramitando na instituição, contra o procurador do Ministério Público de Contas. Paulo Sérgio Oliveira de Sousa.

“A Procuradoria-Geral de Justiça do MPRR ajuizou duas ações penais contra o procurador decorrentes da Operação Embarque Imediato, deflagrada em janeiro de 2019, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Na ocasião, foi investigado desvio de dinheiro público por meio de concessão de diárias para viagens nacionais e internacionais”, diz trecho da nota enviada pelo Ministério Público de Roraima.

“A primeira ação penal foi ajuizada em julho de 2019 e a segunda em agosto deste ano. Os mesmos fatos também são investigados pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, por ato de improbidade administrativa”, finaliza o MP.

OUTRO LADO – O procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, por meio de sua assessoria de comunicação, enviou nota à FolhaBV.

Confira a nota:

Dentro do regime democrático e republicano em que vivemos qualquer pessoa pode ser investigada por órgãos de controle.

“Tenho muita tranquilidade em relação a essas investigações, pois todas as viagens que não foram realizadas foram devolvidas para as contas públicas ou foram compensadas”.

O procurador também esclarece que teve processos arquivados no Ministério Público de Roraima (MPRR) que investigaram questões de diárias, sendo um deles, de nº 0000.17.002794-0, de 2017, arquivado a pedido do próprio Ministério Público.

“Assim como no meu caso, tramitam também investigações de outros procuradores de contas, conselheiros e de várias outras autoridades sobre questões de diárias. Investigar é normal, mas para mim, a abertura de novas investigações sobre minha pessoa, tem como único objetivo tumultuar o processo eleitoral para escolha do novo procurador-geral de Contas para o biênio 2021/2022, que tem a mim como candidato ao cargo”.

A manifestação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) surge após matéria publicada na FolhaBV, em que o procurador de Contas, Paulo Sérigo Oliveira de Sousa, por meio de sua assessoria de comunicação, ter informado, por meio de nota, que todos os fatos expostos já haviam investigados pelo MPERR e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Confira no link abaixo:

PLENO DO TCE – Oito são condenados a devolver mais de R$113 mil