Cotidiano

Hemoraima está com baixo estoque de sangue

O volume de doações diminuiu com a pandemia de Coronavírus (COVID-19), mas o Hemoraima reforça que é seguro doar, mesmo neste período

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) está com o estoque de sangue em estado crítico para todos os tipos sanguíneos. Diante dessa realidade, a unidade está chamando doadores com o objetivo de reabastecer o estoque para conseguir atender as demandas das unidades de saúde do Estado. Os doadores podem comparecer a unidade e fazer doação espontânea ou agendar atendimento

Segundo a gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima, Juliane Uchôa, as doações diminuíram bastante nesse momento de pandemia, mas mesmo que as pessoas tenham medo, é seguro doar durante esse período, uma vez que estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança.

 

“Estamos precisando de doações de todos os tipos sanguíneos, sem exceção. Como medidas de prevenção à COVID-19, o uso de máscaras passou a ser obrigatório no Hemocentro de Roraima, além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador tem acesso e também passou a disponibilizar álcool em gel para a limpeza das mãos e a adotar a distância de uma cadeira entre cada doador”, disse Juliane.

 

COMO DOAR – O Hemoraima está aberto para doadores das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima). 

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como cópia da carteira de identidade.

É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho.

A instituição alerta também que é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses, para mulheres. É possível agendar ligações pelo (95) 9-8404-9593.