Cotidiano

Hemoraima prepara estoque de bolsas de sangue para período de Carnaval

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes

Após as festas de fim de ano, o Hemoraima prepara o estoque de bolsas de sangue para período de Carnaval. De acordo com a gerente de captação, Juliane Uchoa, o estoque de sangue não está zerado, mas a demanda de doações reduziu significativamente em dezembro e é possível que siga assim neste mês.

Segundo ela, a demanda do Hospital Geral de Roraima (HGR) de fim de ano foi suprida com o estoque que tinha, todavia será necessário abastecer para as festas de Carnaval. Juliane explicou que o Hemoraima recebe em média 60 doações de sangue por dia, mas neste período reduziu para 30, devido às férias. 

A gerente de captação informou que todas as tipagens sanguíneas são de suma importância para o Hemoraima. Entretanto, as negativas são mais difíceis, principalmente o ‘O negativo’. Ela destacou, ainda, que nas vésperas do Carnaval o número de doadores tende a cair, enquanto a demanda por doações aumenta. 

“Muitos doadores estão de férias ou aproveitam o feriado prolongado para viajar, desta forma, acabam deixando a doação para um segundo plano. Precisamos reforçar o estoque”, Juliane Uchoa.

O Hemoraima é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior do Estado, incluindo a rede privada, que dependem de bolsas de sangue, para realizar as cirurgias de emergência, para atender os pacientes que correm risco de perder sangue durante o procedimento.


Em dezembro e janeiro as doações de sangue tendem a reduzir, devido às férias  (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Quem pode doar

Os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.

Para ser um doador de sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

“É importante ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é preciso levar documentos com foto para que a doação seja oficializada”, indicou a gerente.

Não ingerir alimentos gordurosos nem fumar até 2h antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 tem que esperar sete dias para poder doar. 

Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. “O atendimento não precisa ser agendado, pois a pessoa chega e logo é atendida”, ressaltou Juliane.