Cotidiano

Homem é preso suspeito de matar indígena idoso

O acusado foi até a casa da vítima, e a enganou dizendo que precisava de socorro para trocar o pneu da motocicleta

Um jovem de 19 anos foi preso acusado de matar o idoso indígena Ariston da Silva, de 85 anos. O crime aconteceu na madrugada de ontem, dia 09, na comunidade Lago Grande, zona rural de Boa Vista.  O acusado foi até a casa da vítima, e a enganou dizendo que precisava de socorro para trocar o pneu da motocicleta que estava usando. A prisão foi realizada pelo agentes da DGH (Delegacia Geral de Homicídios).

Após esfaquear o idoso, o acusado saiu do local e foi até um posto de saúde e pediu socorro, alegando que havia uma pessoa ferida e em estado grave, tendo indicado o nome e o endereço da vítima. O crime foi comunicado à Polícia pelo Tuxaua da região.

Os servidores do posto de saúde foram até o endereço indicado e constaram que a vítima ainda estava viva. O idoso ainda chegou a dizer para um sobrinho, que estava em sua casa dormindo, quando alguém chamou batendo na porta de madrugada, pedindo ajuda, pois queria uma borracha e uma bomba para trocar o pneu da motocicleta, que estaria furada.

 A vítima disse que abriu a porta para a pessoa entrar e quando virou as costas para buscar o material para atendê-la foi golpeado pelas costas.

A polícia chegou ao suspeito por meio de uma testemunha que presenciou o suspeito indo para a casa da vítima.  Depois o infrator foi visto em uma motocicleta, deixando a região às pressas. O acusado conseguiu cruzar o rio por meio de um barco.

O acusado foi encontrado em uma casa no Bairro União, em Boa Vista, na tarde de ontem e confessou aos policiais ter assassinado o idoso com o intuito de roubar uma espingarda que ele tinha em casa. 

Conduzido à delegacia, o homem afirmou que desferiu várias facadas na vítima, mas que não lembra a quantidade exata. Ele relatou ainda que o Idoso tentou se defender, mas não conseguiu devido à idade avançada.

Apesar da motivação alegada para a prática do crime, o acusado afirmou que nada foi levado da casa. Ele estava com um ferimento em uma das pernas e disse que se cortou com a faca que usou para a prática do crime e que a jogou na estrada , enquanto ele fugia para Boa Vista.

O homem foi autuado em flagrante por crime de homicídio qualificado pela delegada plantonista do Plantão Diferenciado, Luciana Machado.

O homem foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer o exame de integridade física e encaminhado nesta terça-feira, dia 10, para Audiência de Custódia.