Cotidiano

Hospital de Campanha atende quase 4 mil pacientes em três meses

A previsão é que a Área de Cuidados receba pacientes até o dia 30 de setembro

Em funcionamento desde o dia 17 de junho, a Área de Proteção e Cuidados (APC), mais conhecida como Hospital de Campanha, já atendeu 3.766 pacientes. A previsão da Operação Acolhida é receber novos pacientes até o dia 30 de setembro.

Segundo dados da Operação Acolhida, desde o início das atividades, a Área de Cuidados teve 806 pacientes internados, desses, 739 receberam alta, e 44 vieram óbito, sendo 41 por Covid-19.

Atualmente 94 pessoas estão internadas na Área de Cuidados. Dez delas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a coordenação da Acolhida, mesmo após o dia 30, todos que estiverem internados continuarão sendo assistidos até a alta, independentemente da data.

A Operação Acolhida informou também que serão mantidos os serviços de fisioterapia e as consultas de retorno.

TRANSIÇÃO – A Operação Acolhida informou ainda, que colocou à disposição do Governo de Roraima um possível legado de insumos e estruturas da Área de Cuidados. E iniciará uma transição gradual e ordenada tendo em vista a evolução do cenário epidemiológico e o cumprimento do Termo de Cooperação N° 4.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – O Ministério da Saúde (MS) não acredita que o Governo Federal venha assumir e manter o Hospital de Campanha em Roraima. A informação foi repassada a FolhaBV pelo assessor especial do MS, Airton Cascavel.

Para Cascavel, a probabilidade de que o Ministério da Saúde venha a assumir efetivamente a gestão da unidade de saúde é improvável, embora a pasta se comprometa a continuar auxiliando a APC.

“Não há uma definição, porém acho muito difícil isso acontecer. É uma responsabilidade do Estado. O que nunca faltou e não faltará e apoio do Ministério”, afirmou o assessor especial do MS.