Cotidiano

Hospital de Campanha receberá pacientes com covid esta semana

General Barros lembrou que o Hospital de Campanha receberá pacientes para internação, desde que estejam com encaminhamento médico das unidades básicas de saúde ou do HGR

O comandante da Operação Acolhida, general Antonio Manoel de Barros, garantiu que ainda esta semana irá abrir o Hospital de Campanha para atendimentos a pacientes com covid-19. Essa informação foi dada nesta quinta-feira (18), durante o programa Momento Acolhida, na Rádio Folha FM 100.3.

“Por enquanto, iniciamos os trabalhos com o corpo clínico. Mas garanto que ainda esta semana começaremos os atendimentos aos pacientes”, afirmou general Barros, dizendo que os profissionais de saúde aptos a atuarem no Hospital de Campanha já estão na unidade, conhecendo a estrutura, os equipamentos e recebendo algumas orientações.

Profissionais de saúde estão no Hospital de Campanha, conhecendo a estrutura, os equipamentos e recebendo algumas orientações (Foto: Ascom/Operação Acolhida)

General Barros lembrou que o Hospital de Campanha receberá pacientes para internação, desde que estejam com encaminhamento médico das unidades básicas de saúde ou do Hospital Geral de Roraima (HGR).

“Esses pacientes com covid passarão por uma triagem e verificaremos qual a gravidade da doença e, conforme for, esse paciente poderá ficar em um dos três níveis, de acordo com a classificação de risco. No Nível I é feito um monitoramento; no II requer mais atenção e será realizada uma bateria de exames e no Nível III esse paciente precisará de um leito de UTI”, explicou. 

LEITOS – General Barros informou ainda que os 80 leitos devem ser preenchidos muito rápidos com pacientes que estão no HGR, que serão transferidos com toda a segurança para o Hospital de Campanha. “Isso já foi acertado com o secretário de Saúde, Marcelo Lopes. Mas já temos uma expansão prevista para no máximo semana que vem, o que dependerá ainda de corpo clinico.

“Se o planejamento andar conforme estamos trabalhando, vamos preencher esses 80 leitos e semana que vem 174 leitos e depois 264 leitos, e até o final deste mês a gente possa ter 518 leitos. E podemos chegar a 782 leitos com cerca de dois mil profissionais atuando. A expansão está garantida, os insumos garantidos, mas precisamos ajustar alguns detalhes do corpo clinico”, ressaltou general Barros.

REUNIÕES – O coordenador da Operação Acolhida disse também que nessa quarta-feira (17) esteve reunido com o secretário de Saúde e com o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem. “Foi uma reunião muito produtiva, pois ajustamos essa questão de carga horaria, que era preocupação legítima da categoria. Foi uma conversa muito boa. O sindicato está conosco e quer ajudar muito”, comentou.

Segundo ele, nesta quinta-feira haverá reunião com o Sindicato dos Médicos de Roraima. “Precisamos conversar, ter uma solução, pois o objetivo é salvar vidas”, frisou.