Cotidiano

Hospital de Caroebe enfrenta desabastecimento de alimentos

Governo diz que aquisição de carnes está com processo em andamento

Uma moradora do município de Caroebe relatou à equipe de reportagem da FolhaBV, que o Hospital do município estaria sem medicamentos e alimentos para as refeições diárias às pessoas internadas.

Segundo ela, apenas um médico tem comparecido ao Hospital e que o diretor da Unidade, assim como enfermeiros e o farmacêutico não estariam cumprindo a carga horária de trabalho corretamente.

“Apenas um médico tem atendido a toda a população, os outros não comparecem. O farmacêutico fica no máximo duas horas no serviço. Falta enfermeiros para atender aos pacientes, mas o governo contratou, o problema é que os próprios funcionários não cumprem sua carga horária”, explicou.

A denunciante frisa que outros pacientes tentaram conversar com o diretor da Unidade Hospitalar, entretanto o gestor não estaria comparecendo ao local de serviço e nem feito solicitações a Secretaria de Saúde para solucionar os casos. “O diretor é o único que poderia estar a frente da situação, mas nada ele tem feito”, diz.

Sobre os medicamentos e alimentação, a denunciante diz que isso também está trazendo prejuízo aos pacientes. “Se não tem profissionais de saúde disponíveis, medicamentos e alimentação, os pacientes não podem ser tratados. O local está abandonado, sem gestão e respeito a população”, ressalta.

A mulher também comenta que há dois meses essas situações ocorrem com frequência.

Outro lado – A reportagem da FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado que se manifestou através da seguinte nota:

A Secretaria de Saúde informa que os gêneros perecíveis, não perecíveis e de Hortifruti estão sendo enviados para atender a demanda das Unidades Hospitalares da Capital e do interior, incluindo a Unidade Mista de Caroebe.

Ocorre que em relação à distribuição das carnes, a empresa responsável pelo abastecimento não havia cumprido com o cronograma de entrega, e por essa razão foi aberto novo processo, que nesse momento se encontra em fase de adesão a uma ata de registro de preço, seguindo todos os trâmites administrativos.

Em relação aos profissionais de saúde, atualmente a Unidade Mista de Caroebe, conta com 30 técnicos de enfermagem, 07 enfermeiros, 4 médicos. Também foram convocados no processo seletivo realizado recentemente pela Sesau, mais 2 médicos para reforçar o atendimento na Unidade.

Sobre o suposto não cumprimento da carga horária, a Sesau irá verificar junto à Unidade o que ocorreu para que sejam adotadas as providências necessárias.