Cotidiano

IBGE lança edital com 569 vagas temporárias para Roraima

As vagas são para a realização do Censo Demográfico de 2021, que ocorre a cada dez anos

Na manhã desta quinta-feira, 18, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou os editais para processo seletivo com 569 vagas temporárias, que visam ao Censo Demográfico de 2021, para o estado de Roraima. 

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

Segundo a Diretora da unidade roraimense do IBGE, Ângela Patrícia Lima, é recomendável que as pessoas procurem se inscrever para os munícipios onde vivem. “O seletivo será realizado no estado todo, então seria interessante se as pessoas se inscrevessem para a cidade onde moram, pois assim facilita o processo. Além disso, já que as provas serão aplicadas em dias distintos, os interessados podem se inscrever para os dois cargos ofertados”, disse.

VAGAS – As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 501 para recenseador, com escolaridade de nível fundamental, e 68 para agentes censitários municipal e supervisor, com escolaridade de nível médio.

Os recenseadores são os profissionais que irão visitar todas as residências do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados.

Já os agentes censitários municipal e supervisor irão ganhar, respectivamente, R$ 2.100,00 e R$ 1.700,00, com jornada de trabalho de 40 horas por semana, sendo 8 horas diárias.

Em razão da pandemia, há possibilidade ainda de algumas entrevistas serem realizadas por telefone.

INSCRIÇÕES, PROVAS E CONCURSOS – As inscrições para o cargo de agente censitário começam nesta sexta-feira, 19, e seguem abertas até o dia 15 de março. Já as inscrições para recenseador serão realizadas entre os dias 23 de fevereiro e 19 de março.

Para os agentes censitários, os exames serão realizados no dia 18 de abril, enquanto para os recenseadores, a aplicação das provas será no dia 25 de abril. 

O resultado final está previsto para ser anunciado no dia 27 de maio. Os interessados devem se inscrever por meio do site da organizadora do concurso: www.cebraspe.org.br/concursos.

Por Camilla Salustiano