Cotidiano

IBGE terá apoio da Força Nacional para concluir Censo do povo Yanomami

Trabalho inicia na próxima segunda-feira (6) e deve ser concluído em 20 a 30 dias.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contar com o apoio da Força Nacional para concluir o Censo Demográfico na Terra Yanomami. Um acordo entre os Ministérios da Justiça, do Planejamento, dos Povos Originários e da Defesa foi firmado nesta quinta-feira (2).

A operação inicia na próxima segunda-feira (6) e tem previsão para ser concluída de 20 a 30 dias, a depender das condições climáticas de acesso à região. Os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território. Segundo o IBGE, resta a metade final da população que vive em áreas de acesso especialmente complexas. 

Ainda conforme o Instituto, a expectativa é que 10 mil a 15 mil indígenas Yanomami sejam recenseados no mês de março. Até o momento, os recenseadores já coletaram dados de 21.579 pessoas que vivem no território Yanomami em Roraima e no Amazonas. Ao todo, o IBGE estima um contingente de 38 pessoas para garantir a coleta de dados. As equipes usarão, em diferentes turnos, três helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.