Cotidiano

IFRR comemora 26 anos e anuncia concurso público

Durante toda a semana serão realizados pequenos eventos em todos os 15 campus da instituição 

VANESSA FERNANDES

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) iniciou na manhã desta sexta-feira (28), uma semana de atividades em comemoração aos seus 26 anos. A solenidade contou com a participação de alunos e servidores no anfiteatro da Reitoria. Nos próximos dias, todas as 15 unidades espalhadas pelo Estado realizarão palestras, mostras pedagógicas e no caso do Campus Boa Vista, o lançamento do livro “Marcas da Memória: (re) construindo a trajetória histórica do IFRR” que reunirá relatos, charges e poemas sobre a história e a memória da instituição.

Durante discurso na solenidade no anfiteatro da Reitoria, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, falou das ações e dos projetos institucionais, bem como anunciou que o tão esperado edital do concurso público deve ser lançado em julho.

Estimam-se 60 vagas, distribuídas entre os cargos de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e técnico administrativo em educação (TAE). A instituição conta hoje com quase 700 servidores atuando na Reitoria e nos cinco campi: Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP), Amajari (CAM), Zona Oeste (CBVZO) e Avançado Bonfim (CAB).

“São quase três décadas de trabalho, oferta de educação de qualidade, gratuita e pública. Hoje, o Instituto está presente em todos os municípios do Estado, seja na forma presencial ou EAD (Educação à Distância). É uma satisfação muito grande contribuir para o desenvolvimento de Roraima e colocar no mundo do trabalho profissionais preparados e qualificados, que tenham visão de desenvolvimento” destaca a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho.

História – A instituição foi fundada em 30 de junho de 1993, como Escola Técnica Federal. Em 2008, através da lei 11.892, transformou-se em instituto federal. Ao longo dos últimos 10 anos, o IFRR recebeu mais de 53.800 matrículas, destas 17.400 se tornaram alunos. Na extensão, mais de 800 bolsas foram ofertadas e 16 mil pessoas atendidas nas edições do IF Comunidade dos campi – evento que beneficia o público em geral com serviços relacionados aos diversos cursos ofertados.