Cotidiano

IFRR comemora quase três décadas de atuação no estado

Na abertura, os participantes vão conferir um momento cultural com estudantes do Campus Boa Vista

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) inicia oficialmente, nesta sexta-feira, 28, às 10 horas, no anfiteatro da Reitoria, as comemorações do seu aniversário de 26 anos, contados desde sua implantação como Escola Técnica Federal de Roraima, em 30 de junho de 1993, até hoje. Programações alusivas à data ocorrem nos campi e na Reitoria da instituição.

Na abertura, os participantes vão conferir um momento cultural com estudantes do Campus Boa Vista (CBV) e o pronunciamento da reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, e dos diretores-gerais dos campi. Além disso, será exibido um vídeo institucional sobre a atuação do instituto no Estado de Roraima.

No CBV, as atividades alusivas já começaram, com a realização do Circuito de Palestras para Estrangeiros, no último dia 19, com o tema “IF Acolhe”, e da Semana da Graduação, que ofertou, de 17 a 22 de junho, 32 oficinas em vários pontos da cidade, ministradas por acadêmicos de cursos de licenciatura e tecnologia do campus. O Circuito de Palestras sobre Planejamento em Saúde, do Curso de Tecnologia em gestão Hospitalar, ocorrido no ultimo dia 24, foi mais uma atividade comemorativa. Além dessa ação, o curso de Formação Continuada para Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares da Amazônia Legal, iniciado no ultimo dia 25, também fez parte das comemorações.

Outra ação relacionada às comemorações de 26 anos será a certificação, nesta quinta-feira, 27, de 365 estudantes de cursos de pós-graduação em Educação a Distância (EAD), a partir das 19 horas, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF-UFRR). Ainda na programação para as comemorações, o CBV também lançará em breve o livro Marcas da memória: (re) construindo a trajetória histórica do IFRR, que reunirá relatos, charges e poemas sobre a história e a memória da instituição.

O Campus Avançado Bonfim (CAB) vai realizar um arraial para celebrar o aniversário, no dia 2 de julho, a partir das 18h30, na sua sede provisória, que funciona na Escola Estadual Argentina Castelo Branco, localizada na Rua Rodrigo Pires Figueredo, n° 44, Centro. Além de celebrar a data, o evento vai fomentar a economia local e ajudar os estudantes na arrecadação para a formatura das turmas do curso Técnico em Administração e para a certificação do curso de formação inicial e continuada em Secretaria Escolar. Para tanto, haverá barracas de comidas típicas, bingo e brincadeiras de festa junina.

No Campus Novo Paraíso (CNP), a comemoração também será em clima de festejo junino, com apresentações de quadrilhas, atividades culturais realizadas pelos alunos da unidade e sorteio de brindes. O evento será realizado no dia 3 de julho, durante todo o dia. 

Já o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) vai comemorar os 26 anos do IFRR em 16 de julho. Das 9h às 12h, a comunidade acadêmica está convidada a participar da programação que inclui apresentações culturais, de cases de sucesso docampus, com relatos de ex-alunos, além da palestra “IFRR 26 anos na oferta de educação de excelência no extremo norte do Brasil”, que ocorrerá a partir das 10h30.

O IFRR é uma instituição de educação superior de ciência e tecnologia, básica, profissional e pluricurricular constituída por seis unidades: a Reitoria e os Campi Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado Bonfim. Por meio da atuação de mais de 700 servidores, a instituição tem conseguido estar presente em todos os 15 municípios do estado, incluindo dezenas de comunidades indígenas, com diferentes níveis e modalidades de ensino.

Ao longo dos últimos 10 anos, desde sua transformação em instituto federal, pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a instituição recebeu mais de 53.800 matrículas em cursos, resultando em aproximadamente 17.400 alunos ingressantes nesse período. Na área da extensão, mais de 800 bolsas foram ofertadas e 16 mil pessoas atendidas nas edições do IF Comunidade doscampi – evento que beneficia o público em geral com serviços relacionados aos diversos cursos ofertados pelas unidades do IFRR.

Na pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica, o instituto ofertou, entre 2009 e 2018, mais de 700 bolsas e investiu, de 2012 a 2019, R$ 1.763.906 no apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de estudantes e servidores. Atualmente, a instituição conta com quatro tecnologias apresentadas à sociedade e depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): a lenha ecológica em formato de briquete de resina de breu Protium Burman; o Sistema de Certame do IFRR; o aditivo natural antioxidante a partir do extrato do fruto de tucumã para uso em biodiesel; e o coletor de efluentes em profundidade (em cotitularidade com a Universidade Federal de Roraima).

No que se refere ao quadro de pessoal, mais de 90% dos professores da instituição têm pós-graduação (desses, 63% são mestres ou doutores). Dos técnicos administrativos, 52% também são pós-graduados. Por meio de parcerias com outras instituições de ensino do País, só em 2019 quase 50 servidores obtiveram o título de mestre, após a finalização de duas qualificações que somaram R$ 1,4 milhão em investimento.

HISTÓRICO – A instituição iniciou seu funcionamento no estado, em 30 de junho de 1993, como Escola Técnica Federal. Em 2002, credenciou-se como Centro Federal de Educação Tecnológica, passando à denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR), e, no ano 2008, com a sanção da Lei 11.892,  que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a população roraimense pôde acompanhar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).