Cotidiano

Idoso com sintomas de Covid-19 morre após ser liberado no HGR

O aposentado Wilson Manoel Ferreira, de 86 anos, era diabético e estava há uma semana com sintomas. Ele morreu sem saber se estava com a doença

Após ser liberado no Hospital Geral de Roraima (HGR) durante a madrugada, o aposentado Wilson Manoel Ferreira, de 86 anos, há uma semana com sintomas da Covid-19, faleceu em casa na tarde desta terça-feira (2) sem saber se estava com a doença.

A saga em busca de socorro começou na segunda-feira (1º) quando o aposentado foi levado pelos filhos até o posto de saúde no bairro Cidade Satélite. Segundo a neta, Letícia Lins, não havia testes rápidos na unidade e devido a gravidade do estado de Wilson, ele foi encaminhado ao HGR.

“Quando ele chegou lá, por volta das 16h, ficou no soro e no oxigênio. Não ficou internado porque não tinha leito e nem respirador para ele. 2h30 da manhã foi mandado para casa e estava tomando os remédios que o médico passou. Hoje, por volta das 2h da tarde, ele faleceu”, relatou Letícia.

O aposentado era diabético e morava com outras cinco pessoas no mesmo terreno. Além da esposa dele, de 78 anos, mais dois membros da família apresentaram sintomas do novo coronavírus. Ninguém foi testado para a doença.

“A família toda está revoltada por conta do descaso dessa situação toda. Ele foi mandado para casa sem ter feito o teste de covid-19, só colocaram ele no soro e no oxigênio, depois simplesmente mandaram para casa porque não tinha leito e nem respirador para ele. Não fizeram nada a respeito disso. Ele passou 10 horas no HGR só no soro e não fizeram nada”, desabafou a neta.

Em resposta à FolhaBV, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde lamentou a morte do idoso e informou que foi cumprido o atendimento médico primário, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Sobre a ausência de testes, disse que o Governo Federal repassou para o Governo do Estado testes rápidos para atender ao município, mas até agora não foram entregues.

“A prefeitura ingressou com ação na Justiça cobrando que o Governo repasse à capital a quantidade que lhe foi destinada. A ação ainda não foi julgada”, diz trecho da nota disponibilizada na integra no final da matéria.

Já o Governo do Estado, por meio da direção do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR), informou que o aposentado foi liberado após um pedido da família para que continuasse o tratamento em casa. 

“O paciente foi internado no HGR, na tarde desta segunda-feira, 01, e recebeu todo o atendimento preconizado para casos de Coronavírus (COVID-19), incluindo a realização de exames, entre eles Tomografia, Eletrocardiograma, Gasometria, Hemograma e Urina”.

“Após a realização dos exames o paciente apresentou melhora do quadro clínico, estando assintomático, não sendo necessário auxílio de ventilação mecânica, embora houvesse equipamento disponível na Unidade”, diz parte da nota disponibilizada na integra no final da matéria.

Até a última divulgação nesta segunda-feira, Roraima possuía 3850 casos de Coronavírus e 120 mortes, além de 26 óbitos em investigação. 

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta muito pela perda e esclarece que uma pandemia é o nível mais alto de disseminação de uma doença, numa velocidade devastadora. Estamos enfrentando um vírus sem vacina ou tratamento específico. No momento, a principal orientação é que as pessoas fiquem em casa, pois o isolamento social é a única e a melhor solução para enfrentarmos este momento.

Esclarece que o atendimento ao paciente e familiares na UBS do Cidade Satélite aconteceu conforme preconiza o Ministério da Saúde, com atendimento médico primário. Foi feita prescrição de medicamentos para aliviar os sintomas, pois não há cura para covid-19.

Explica que as UBSs atendem casos com sintomas leves e que a orientação para pacientes de risco e com sintomas mais fortes como falta de ar é para procurar o Hospital Geral de Roraima, que está superlotado devido ao atraso no Hospital de Campanha, que deveria estar funcionando há mais de dois meses. 

Sobre os testes, o Ministério da Saúde repassou para o Governo do Estado testes rápidos para atender ao município de Boa Vista, mas até agora não foi recebida a quantidade que deveria ter sido entregue. A prefeitura ingressou com ação na Justiça cobrando que o Governo repasse à capital a quantidade que lhe foi destinada. A ação ainda não foi julgada. 

Informa que entrou em contato com o Ministério da Saúde e pediu para que fossem repassados testes direto ao município para melhor atendimento à população.

Sobre os medicamentos,  afirma que tem em estoque os medicamentos da rede Remune, lista estabelecida pelo Ministério da Saúde para os municípios e volta a ressaltar que não existe tratamento específico para a covid-19, situação por que passa todo o mundo.

A Direção do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) informa que trata-se de um paciente idoso encaminhado pela UBS (Unidade Básica de Saúde) com histórico de tosse ininterrupta há mais de uma semana.

O paciente foi internado no HGR, na tarde desta segunda-feira, 01, e recebeu todo o atendimento preconizado para casos de Coronavírus (COVID-19), incluindo a realização de exames, entre eles Tomografia, Eletrocardiograma, Gasometria, Hemograma e Urina.

Após a realização dos exames o paciente apresentou melhora do quadro clínico, estando assintomático, não sendo necessário auxílio de ventilação mecânica, embora houvesse equipamento disponível na Unidade.

É importante esclarecer que, na madrugada desta terça-feira, 02, a família fez a solicitação para retirá-lo da unidade, para continuidade do tratamento domiciliar, com medicação via oral. No entanto, foi prescrito na ficha de atendimento, a orientação dada em relação ao quadro clínico grave e a possibilidade de piora. 

No entanto, a pedido da família, o paciente foi liberado, e no mesmo momento foi entregue a receita com a medicação, para o tratamento sintomático para COVID, via oral. 

Esclarece ainda que o HGR é a Unidade Referência no atendimento de casos graves para vítimas de Coronavírus. No entanto o Hospital não tem autonomia para manter um paciente internado sem o consentimento dos familiares.

Atualmente o Hospital conta com 112 leitos de enfermaria e 38 leitos com ventiladores mecânicos.

A gestão reforça que todos os pacientes estão sendo assistidos, uma vez que a gestão está adotando providências para reorganização do fluxo, para garantir a ampliação do número de leitos e o atendimento de toda a demanda.