Cotidiano

Idoso de 66 anos é o 4º caso mundial de cura do HIV

Comunidade científica traz boas notícias

A comunidade científica traz boas notícias. Médicos anunciaram o 4º caso de cura de um portador de HIV, trazendo esperanças envolvendo o transplante de medula óssea. 

O caso: Um homem, com HIV desde a década de 1980, recebeu a medula de um doador resistente ao vírus para tratar uma leucemia e está há 17 meses em remissão. 

Aos 66 anos, o homem pediu para não ser identificado, e atualmente parou de tomar medicamentos para o HIV. Ele comentou sobre estar “mais que grato” pelo vírus não estar mais em seu corpo. 

Ele ficou conhecido como o Paciente City of Hope, que traduzido para o português, significa “Cidade da Esperança”, em homenagem ao hospital onde foi tratado em Duarte, na Califórnia. 

O tempo fez com que os especialistas caracterizassem o caso como cura e o paciente já parou de tomar medicamentos contra a doença.  

Basicamente, o doador tinha uma mutação que impedia a entrada do vírus nos glóbulos brancos. Assim, ele passou a não afetar mais o sistema imunológico. 

Entendendo a relevância…  

Hoje, há 38 milhões de pessoas com HIV no mundo. No ano passado, 650 mil pessoas morreram por complicações da Aids. Com a pandemia, a luta pela erradicação da doença ficou de lado, mas ela continua sendo uma das metas globais de saúde.  

O objetivo era de que, em 2021, ocorressem apenas 500 mil novas infecções. Infelizmente, o número registrado foi três vezes maior. 

Olhando para o futuro: Apesar do procedimento ter fortes efeitos colaterais e não ser indicado para tratar a grande maioria das pessoas, ele já está fazendo com que pesquisadores procurem maneiras de replicar o que aconteceu usando terapia genética.