Cotidiano

Idosos fazem filas em postos e vacinação será por ordem alfabética

Prefeitura define estratégias para evitar aglomerações nas unidades de saúde; Campanha de vacinação iniciada nesta segunda-feira (23) já teve grande movimento na capitaol

Os postos de vacinação em Boa Vista registraram grande movimentação de idosos no primeiro dia de vacinação contra a Influenza, na manhã desta segunda-feira (23). A mobilização foi antecipada para prevenir, em período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os mais vulneráveis de outras doenças com sintomas gripais.

Desde as primeiras horas do dia, os idosos do grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde), formaram filas em diversos endereços da capital para se imunizarem contra a gripe. No Centro de Saúde do 31 de Março, zona Norte de Boa Vista, a fila já se formava às 6h da manhã, mas já após a abertura do posto, o atendimento foi sendo agilizado.

De acordo com o diretor da unidade de saúde, André Luis de Souza, antes da abertura do posto, a prefeitura ainda estava organizando o planejamento para definir como seria feita a vacinação.

“A determinação da prefeitura é cumprir o atendimento por ordem alfabética, de acordo com as datas, mas isso ainda será definido. Por enquanto, nos organizamos aqui e conseguimos reduzir a fila”, disse o diretor.

CALENDÁRIO – Para evitar aglomeração, a Prefeitura de Boa Vista definiu que os idosos serão atendidos em datas diferenciadas por letras dos nomes.

1ª Fase – Idosos (60 anos e mais) com nomes iniciados em:

23 a 24/03 – A, B, C, D e E

25 a 26/03 – F, G, H, I e J

27 a 30/03 – K, L, M, N e O

31/03 a 01/04 – P, Q, R, S e T

02 a 03/04 – U, V, W, X, Y e Z

Trabalhadores da saúde (normalmente nas unidades)

23.03 a 15.04.20

Em casa – acamados

2a Fase – 16.04 a 08.05.20

Professores públicos e particulares

Profissionais de Segurança e salvamento

Portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais

Trabalhadores da saúde

3a Fase – 09 a 22.05.20

Crianças de seis meses a menores de seis anos

Gestantes e puérperas

População indígena

Adolescentes e jovens (12 a 21 anos de idade) sob medidas sócio educativas

População privada de liberdade

Funcionários do sistema prisional

Adultos de 55 a 59 anos de idade

Pessoas com deficiências

Algumas unidades também disponibilizarão de pontos nas áreas externas, com cadeiras distantes uma das outras, conforme recomendação do MS, para evitar qualquer tipo de contato.

“Esta é uma medida adicional que vamos utilizar nessa primeira fase, em decorrência da confirmação de casos na capital, com a finalidade de ajudar a proteger tanto os idosos como nossos profissionais em meio a essa pandemia do coronavírus. São medidas de proteção e prevenção para evitar aglomerações”, explica Cinthia Brasil, superintendente de Atenção Primária à Saúde de Boa Vista.

Os idosos acamados também receberão a vacina em suas casas, pelas equipes de estratégia saúde da família. Já os trabalhadores da saúde receberão a vacina nas unidades básicas de saúde normalmente.