Cotidiano

Idosos representam 63% das mortes por Covid-19 em Roraima

Dados mostram que as mortes entre idosos chegaram ao total de 230

A proporção de mortes por casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é maior entre a população com mais de 60 anos de idade em Roraima, chegando a 63% dos 364 registrados no estado.

A FolhaBV fez o levantamento com base nos dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgado nessa sexta-feira, 3.

Os dados mostram que as mortes entre idosos chegaram ao total de 230, sendo que entre pessoas de 60 a 69 anos, o número é de 86 mortes, e entre idosos acima de 70 anos, os óbitos já somam 144.

Entre os idosos, os homens são os que representam maior número de vítimas da doença, com 145 mortes. Entre mulheres acima dos 60 anos de idade, o número chega a 85 óbitos.

Já entre os infectados, o grupo que mais tem casos confirmados é entre as pessoas de 30 a 39 anos de idade.

Em recente entrevista a FolhaBV, o médico infectologista Domingos Sávio Matos Dantas, informou que esse perfil ocorre não só em Roraima, mas em todo país.

Segundo ele, a maneira como o sistema imunológico envelhece é a razão pela qual o vírus é perigoso, especialmente para quem tem mais de 70 anos.

“Existe a tendência que a população mais jovem seja mais infectada, apresentando sintomas leves na maioria dos casos sem necessidade de internação, entre os idosos que são considerados o grupo de risco, já que, caso eles sejam infectados, a possibilidade da doença chegar ao nível grave é maior, e até mesmo a óbito. Não é só a idade em si, mas, é mais comum em pessoas de mais idades terem comorbidades como diabetes, hipertensão entre outros. No caso de coronavírus especificamente, quem tem tabagismo, caso, seja infectado, pode apresentar o nível mais grave da doença”, explicou.