Cotidiano

Igreja Católica inicia período de Quaresma

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

A tradicional missa realizada às quartas-feiras de cinzas na Catedral Cristo Redentor, na Praça do Centro Cívico, marcou o início do período da Quaresma para a comunidade católica roraimense. As demais paróquias e comunidades da capital e interior também fizeram seus lançamentos. A missa marcou ainda o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 que, assim como a Quaresma, se estende até o dia 9 de abril, data em que será celebrada a Páscoa.

Para vivenciar a Quaresma, três atitudes são consideradas como fundamentais pela Igreja Católica. A oração, voltada a pedir aquilo que está no coração de Deus; o jejum, no sentido de deixar de fazer algo que lhe traz prazer, em prol de um bem maior; e a esmola, para se levar uma vida de solidariedade. São 40 dias de reflexões, jejum e penitências que os cristãos católicos respeitam todos os anos, como uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando tentações.

“Iniciamos um novo tempo litúrgico na quarta, que é um dia de penitência. Nas celebrações, temos imposição das cinzas, como sinal de humildade, propósito de vida e conversão. Não é dia de ressaca, mas sim de recomeço para nossos propósitos, tais como justiça, solidariedade, partilha, oração, paz, diálogo e perdão, que são as propostas para todos os cristãos”, relatou o bispo da Diocese de Roraima, dom Mário Antônio.

Como de costume, o Papa Francisco publicou sua mensagem em relação à Quaresma. No texto, ele incentiva os fiéis a viver a generosidade e a partilha dos bens com os necessitados, vítimas de desastres naturais, idosos e enfermos, além de abraçar o caminho da conversão. “É tempo para desligar a televisão e abrir a Bíblia. Para se desligar do telefone celular e se conectar com o Evangelho”, disse o papa na Praça São Pedro, no Vaticano, nesta quarta, 26.

DURAÇÃO – Os 40 dias da Quaresma representam o mesmo número de dias que Jesus passou no deserto antes de sua crucificação, os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos da marcha do povo judeu pelo deserto e os quarenta dias de Moisés e Elias na montanha.

MISSA MATINAL – Além das missas que já ocorrem normalmente nas paróquias, as comunidades católicas terão uma missa diária durante todo o período quaresmal, sempre às 6h30, na igreja São Sebastião. O objetivo, segundo informou a Diocese, é alcançar o público que não consegue participar das celebrações nos horários comuns.