Cotidiano

Igreja arrecada fundos com arraial para terminar obras de restauração

Arraial que acontecerá neste sábado (10) terá comidas e bebidas típicas e um bingo cheio de prêmios para ajudar a arrecadar dinheiro para a igreja

Marcos Martins

Colaborador Folha

Considerada um patrimônio histórico de Boa Vista, a igreja São Francisco está passando por uma restauração. Com intuito de arrecadar fundos para ajudar na conclusão das obras, será feito um arraial no próximo sábado (10).

Segundo o padre Mário Castro, além de arrecadar fundos para ajudar nas próximas etapas da restauração, a ideia também é animar a comunidade. “Acreditamos que vai ser bom, que vai dar muita gente e que a comunidade vai participar em peso para ajudar de alguma forma na nossa caminhada”, afirma o padre.

O arraial acontece no salão da própria igreja a partir das 19h30 e, além de comidas e bebidas típicas desse evento, também será feito um bingo onde a cartela custa 15 reais e tem como prêmios um parde brincos de ouro, um smartphone, uma bicicleta, R$ 500 reais e uma moto Biz.

A igreja localizada no bairro São Francisco, na zona norte de Boa Vista, foi fundada em 1953 e, segundo informações do pároco, a restauração tem acontecido dividida por etapas. “Estamos fazendo devagar e o que está concluído neste momento é a cobertura. Nós trocamos o telhado que estava muito degradado, as madeiras que estavam se deteriorando e colocamos forro novo”, explicou.

Após a cobertura, as próximas etapas da restauração serão uma adaptação interna e a parte elétrica. “Estamos fazendo essa adaptação interna porque precisávamos, pela questão da segurança. A igreja é pequena, estreita e por isso estamos pensando em toda esta parte. Também estamos trabalhando para trocar a parte elétrica toda que estava muito velha e com condições ruins. Pela importância vital no funcionamento da igreja e para ficar tudo conforme as medidas de segurança, essa é a etapa mais demorada”, afirma Mário Castro.

A parte da climatização do ambiente da igreja é outra preocupação do padre Mário e está no planejamento da restauração, além da troca de portas e janelas. “A etapa da restauração agora está focada na parte elétrica, climatização, portas e janelas. Como não temos todo o dinheiro para dar de uma vez optamos por não trabalhar com o projeto fechado. Por isso, estamos fazendo por etapas, sendo que fizemos a primeira etapa do telhado, que era a parte mais urgente de tudo”, explica.

Também conforme informações do pároco, após a etapa da troca de portas e janelas e climatização, a ideia será completar a pintura e ver a questão do piso e dos assentos da igreja. “O piso aqui é de granito, que não é tão bonito e foi muito mal feito. Queria realmente pensar em trocar para algo melhor, mas vamos ver se vai acontecer. Os assentos da igreja também temos que ver como ficam. Eles estão desgastados e velhos e precisam ser restaurados. Talvez optemos por refazer o bancos para dar um melhor conforto para os visitantes”, informa ainda Mário Castro. 

O padre ainda observa a importância do evento para a conclusão da restauração da igreja. Segundo ele, todos na paróquia têm trabalhado com a meta de até o mês de dezembro completar a maior parte das etapas pensadas para a restauração. “Vamos pensar que diante dos valores que temos que arrecadar precisaríamos fazer vários eventos como esse. Estamos contando com doações e assim vamos sobrevivendo. Tem as arrecadações da comunidade e temos que manter a estrutura da paróquia, mas vamos juntando alguma coisa que vamos complementando. Eu estabeleci um prazo de estar quase tudo pronto até o Natal, mas possivelmente poderia faltar alguma coisa. Colocamos essa meta até dezembro para ver se concluímos até lá e estamos trabalhando com ela. Vamos prosseguindo, cumprindo as etapas que a gente consegue. Certeza que vamos comemorar o Natal com tudo certo”, finaliza o padre.