Cotidiano

Igrejas de Roraima mantêm reuniões e orientam fiéis sobre cuidados

As igrejas católicas e evangélicas estão adotando medidas de precaução, mas não suspenderam a realização de cultos e missas

As igrejas de Roraima continuam realizando missas e reuniões, porém estão sendo adotadas medidas de precaução tendo em vista os casos suspeitos de coronavírus notificados no estado.

A igreja católica continua com os dias e horários de missas mantidos, porém adotou algumas mudanças nos ritos litúrgicos, assistência nas missas e outras atividades pastorais.

Entre as recomendações está a distribuição do Sacramento da Eucaristia na mão, trocar com frequência a água benta, instalar medidas de higiene nos confessionários e não dar as mãos durante a oração do Pai-Nosso e no abraço da paz.

“Onde houver espaço aberto, aí se celebre a missa e demais celebrações, nos templos e igrejas se abram as janelas, portas e se faça uma boa higienização, bem como se ofereça álcool gel a quem chega, será bom evitar grupos grandes dentro das igrejas, e por precaução, rezar o Pai Nosso de mãos erguidas, receber a comunhão nas mãos, evitar o abraço da paz e onde houver o pãozinho das crianças seja suspenso”, destacou o padre Revislande Araújo.

O presidente da ordem dos ministros evangélicos de Roraima, apóstolo Helton Souza, afirmou que medidas estão sendo adotados para prevenir a propagação da doença, porém isso está sendo feito com cautela.

“Estamos vendo com preocupação e fazendo valer das precauções necessárias que são regidas pela organização mundial da saúde, e de antemão já temos conversado com pastores repassando algumas orientações, como limite de fieis, optar por áreas externas, e orientando para que pessoas que estejam na linha de risco que fiquem em casa. Não é momento de radicalismo, nem tão pouco de imprudência, mas sim um momento de coerência.”, explicou.