Cotidiano

Imigrante é vítima de difamação na internet

Uma notícia falsa incita que o imigrante roubou a bicicleta, quando na verdade a mesma foi comprada

Um imigrante venezuelano está sendo vítima de difamação na internet devido a uma publicação em uma página de notícias no Facebook. Na publicação, a foto de uma bicicleta nova e um relato xenófobo, incitando que os imigrantes não possuem condições financeiras para a compra e que a mesma pode ter sido roubada. A verdade, no entanto, é que a bicicleta foi comprada pelo imigrante.

A vítima em questão trabalha em uma frutaria da capital que incentiva e possui colaboradores ciclistas profissionais. A proprietária, Lívia Nunes, conversou com a equipe da Folha Web e manifestou preocupação com a situação, tendo em vista a repercussão negativa gerada.

“Ele comprou essa bicicleta com meu esposo parcelada em 15 vezes, justamente para conseguir se manter aqui e continuar ajudando a família que ficou na Venezuela. A bicicleta tem o adesivo da loja e por isso estão achando que ele roubou. Eu já mostrei a nota fiscal para muitas pessoas, mas a proporção da notícia falsa está muito grande”, explicou.

Lívia contou que um cliente chegou à frutaria essa semana e parou para olhar algumas das bicicletas que ficam expostas na loja. De repente, ele comentou com a proprietária que estava “doido” para encontrar uma das bicicletas pela rua para tomar. Questionado por ela, ele respondeu.

“Você não está sabendo? Um venezuelano roubou uma dessas bicicletas e está por aí. Eles não têm condições de comprar algo assim”, disse. De imediato, Lívia mostrou a nota fiscal da compra e explicou a situação.

“Ele ficou sem graça e disse que isso era uma injustiça. As pessoas comentam sem saber, de fato, o que realmente aconteceu e isso preocupa. Já vi essa publicação em grupos policiais. Meu colaborador está com medo de sair de casa, só vem para o trabalho e, quando sai, tem que estar vestido de ciclista para não ser parado”, declarou.

A ex-corredora de Mountain Bike, Carmem Moura, também procurou a FolhaWeb para tentar resolver o caso. “Só quero ajudar ele e a dona da frutaria para que nada aconteça. Isso é muito sério. Tem brasileiro dizendo que vai tomar a bicicleta e bater nele se ele for visto”, disse.