Cotidiano

Imigrantes são levados para Montes Claros e Belo Horizonte

De abril de 2018 até o presente momento, mais de 12 mil venezuelanos foram contemplados com o programa de interiorização do Governo Federal

A Força-Tarefa Logística Humanitária de Roraima, por meio da Operação Acolhida, realizou nesta quinta-feira, dia 13, o envio de 43 imigrantes contemplados no programa de interiorização do Governo Federal. As cidades de destino dessa etapa foram Montes Claros e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

“A operação acolhida começou em abril de 2018 e acabou sendo prorrogada até o final de 2019. Já foram interiorizados mais de 12 mil venezuelanos, hoje foi cumprida mais uma etapa, com mais 43 imigrantes e a intenção é manter esses trabalhos”, destacou Assessoria de Comunicação Social da ALA 7 .

Segundo César, a etapa de hoje ocorreu pelas modalidades de interiorização “Sociedade Civil”,  quando, através de parcerias com as instituições civis, o imigrante é levado de um abrigo para outro abrigo em outro estado; e “Reunificação Familiar”, situação na qual o cidadão tem algum familiar que pode recebê-lo em sua cidade e integrá-lo na sociedade.

DADOS – Até a presente data, os estados que mais receberam imigrantes venezuelanos foram o Amazonas (1.163), seguido de São Paulo (1.094) e do Rio Grande do Sul (1.045). Ao todo, 24 estados de Norte a Sul do país receberam venezuelanos.

Dos mais de 12 mil interiorizados, 4.482 foram facilitados pela sociedade civil, a partir de entidades religiosas, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais popularmente conhecidos como mórmons, que lideram o ranking, tendo interiorizado mais da metade desse número, ou seja, 2.804 imigrantes.

Publicidade