Cotidiano

Imigrantes são realocados de ocupação espontânea para abrigo

Os imigrantes foram encaminhados para abrigos da Operação Acolhida

A Operação Acolhida fez a entrega oficial da área conhecida como Casa Bernardo Coutinho ao proprietário, nesta sexta-feira, 25. No local viviam 141 pessoas, que foram realocadas em abrigos.

A desocupação faz parte do Plano Emergencial para as Ocupações Espontâneas que está sendo concluído. Esta é a oitava ocupação espontânea desativada em Boa Vista.  

De acordo com a Operação Acolhida, neste processo, mais de 1.400 foram retiradas de prédios públicos e privados e foram realocadas em abrigos, interiorização e aluguel emergencial.

O Plano Emergencial para as Ocupações Espontâneas foi construído em conjunto com o Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública Estadual e da União, Advocacia Geral da União, Prefeitura, Governo do Estado, instituições civis e agências. Tal documento, que ainda prevê a desativação de mais duas ocupações, foi apresentado em março e atende a todos os critérios humanitários legais.

“Os abrigos oferecem melhor condição de moradia, mais segurança e dignidade, pois nestes locais todos recebem alimentação, atendimento de saúde e acesso a saneamento básico”, reforçou a coordenação da Operação Acolhida.

Ocupações desativadas:

– Antiga Sec. Educação

– Totozão

– Segad

– Antiga Creche

– Futura PM

– Clínica de Reabilitação

– Antigo Shopping

– Casa Bernardo Coutinho

Ocupações existentes:

– Embratel

– Clube do Trabalhador (Ka’ Ubanoko)