Cotidiano

Imigrantes são retirados de ocupação em prédio de Secretaria

De acordo com nota da Operação Acolhida, a medida faz parte do “Plano Emergencial para as Ocupações Espontâneas”

Na manhã deste domingo, 22, foi realizada pela Operação Acolhida uma ação de retirada de imigrantes que ocupavam o antigo prédio da Secretaria de Educação, localizado no Centro.

De acordo com nota da Operação Acolhida, a medida faz parte do “Plano Emergencial para as Ocupações Espontâneas”. Durante a operação, parte da estrutura física do prédio foi demolida.

(Foto: Aldenio Soares)

O comandante da Operação Acolhida, general Antônio Manoel de Barros, a maioria dos imigrantes que estavam no local foram interiorizados. “Nós tínhamos quatro destinos para esses imigrantes, os mais vulneráveis foram para abrigos, e as outras pessoas foram interiorizadas, os outros dois destinos seriam para casos em que as pessoas não aceitassem ou não se enquadrassem nos primeiros, então não foram necessários”, explicou.

Ainda segundo o comandante, a desocupação teve início pelo prédio da Secretaria de Educação tendo em vista os casos de violência que já foram registrados no entorno.

“Iniciamos por este prédio, pela vulnerabilidade do local, e para manter a ordem e a segurança dos moradores da região e também dos imigrantes que ali se encontravam sem as mínimas condições”, afirmou o general.

A ação ocorreu de forma integrada com o Governo do Estado, Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Força Nacional de Segurança (FNS), Polícia Militar de Roraima (PMRR), Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), Guarda Civil Municipal de Boa Vista (GCMBV) e diversos outros parceiros.