Cotidiano

Imigrantes venezuelanos recebem atendimento odontológico

Ação iniciou neste sábado devido a parceria entre o Rotary Clube e Operação Acolhida

Venezuelanos acolhidos nos abrigos de Boa Vista receberam pela primeira vez na manhã deste sábado (19), no Dia do Imigrante, atendimentos odontológicos. A ação faz parte da parceria entre o Rotary clube e a Operação Acolhida, executada pelo Exército Brasileiro em Roraima. 
  
Segundo o presidente do Rotary Clube, Bruno Bragato Neto, o investimento foi de R$ 86 mil reais que inclui a cadeira odontológica profissional, equipamentos para Raio-X e insumos para tratamento dentário. “Fizemos um projeto onde conseguimos incluir todos os itens necessários para ter o tratamento completo para quem precisa”, disse Bruno.

Ele explica que recebeu o apoio do Ministério Público do Trabalho com suporte financeiro para finalização do processo. 

O presidente da ONG lembrou também que já existe um outro projeto em andamento para atendimento oftalmológico para imigrantes em Roraima. “Um investimento R$285 mil que serão destinados aos equipamentos dessa especialidade”, frisou Bruno. 

Para o coronel Vladimir Tadeu Ferreira, responsável pelo Núcleo de saúde da Acolhida, essa cadeira odontológica será ferramenta essencial para atender todos refugiados. “Os atendimentos começaram hoje, mas a lista de vagas já está preenchida até final de julho”, explica.

Até este sábado (19), mais de sete mil pessoas estão acolhidas nos abrigos emergenciais, entre mulheres, homens, casais, idosos, crianças e população trans nos abrigos de Roraima. 

A triagem e o cadastramento prosseguem na Central de Acolhimento no Núcleo de saúde da Operação Acolhida, localizado no abrigo Rondon 1.  Qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade pode ter acesso ao serviço.

Conheça o Rotary Clube 

O Rotary Clube é uma associação de clubes de serviços com objetivo de unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.