Cotidiano

Imóvel tem danos causados por obras no Centro, diz proprietária

Tombada como patrimônio histórico em 1993, a Casa de Petita Brasil está com danos na estrutura física, que de acordo com a proprietária, são decorrentes das obras de construção do Parque do Rio Branco

A Casa de Petita Brasil, fundada no ano de 1888, e tombada como patrimônio histórico de Boa Vista em 1993, está com danos em sua estrutura física, que de acordo com a proprietária, são decorrentes das obras de construção do Parque do Rio Branco, em 2018.

Ainda de acordo com a proprietária da casa, a artista plástica Petita Brasil, danos como rachaduras, infiltrações e deslocamento do telhado começaram a surgir no imóvel.

“Por conta dessa obra as paredes começaram a ficar rachadas, o telhado começou a ceder, e infiltrações apareceram. A distância da minha casa para a obra é muito pequena, cerca de 60 metros, e isso tem afetado demais a estrutura”, contou.

Petita Brasil mostra os danos, que segundo ela, foram ocasionados pelas obras do Parque do Rio Branco (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

De acordo com Petita, a Defesa Civil Municipal já foi informada sobre o que está ocorrendo.

“Eu entrei em contato com uma equipe da Defesa Civil que esteve aqui há oito dias, mas até agora não retornaram com um parecer técnico, então me antecipei e contratei um arquiteto e um engenheiro para avaliarem os danos que a casa tem sofrido”, informou.

A visita do arquiteto e do engenheiro foi na manhã dessa terça-feira, 2. “Mesmo sem um laudo definitivo, os profissionais já me adiantaram que a casa corre risco de ser interditada”, acrescentou Petita.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, e a Secretaria Municipal de Obras informou que o relatório já se encontra com técnicos e engenheiros da pasta para ser analisado se há ou não a relação com a obra.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Segunda casa construída em Boa Vista (quando esta ainda era denominada Vila de Boa Vista do Rio Branco), a casa pertenceu inicialmente ao coronel Bento Ferreira Marques Brasil.

Sua estrutura é mantida no estilo neoclássico. Todo o material para a construção foi trazido por via fluvial, vindo de Manaus, porém muitas peçam eram originárias da Europa.

Em 15 de outubro de 1993, a casa foi tombada como patrimônio histórico pela Prefeitura de Boa Vista.