Cotidiano

Imunizantes podem causar reação independente do laboratório fabricante

Efeitos colaterais podem ocorrer, ou não, com qualquer vacina, seja AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen

Mesmo com a demora para início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, muitas pessoas passaram a escolher o tipo de vacina que querem tomar, por receio das reações que podem surgir após a aplicação. Conforme especialista ouvida pela Folhabv, preferir um tipo de vacina específica não é garantia de que que não haverá reação.

Sintomas como febre, dor de cabeça ou fadiga são comuns para quem acabou de se vacinar, e podem ocorrer ou não.

Segundo a doutora em Farmacologia, coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Iara Leão de Souza, é importante que as pessoas entendam que ao se tratar de vacina, normalmente, o corpo gera uma resposta no organismo.

“A gente introduz no corpo do indivíduo ou um vírus, ou vírus inativado, ou um fragmento desse vírus. Portanto, o nosso corpo vai receber um agente e dará uma resposta inflamatória, que as pessoas sentem de forma diferente umas das outras”, completa.


Confira as diferenças entre as vacinas. (Fonte: Agência Brasil)

Recomendação é tomar a vacina que estiver disponível

Ela afirma ainda que os imunizantes aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são seguros e possuem eficácia para produzir os anticorpos necessários para combater o vírus. “Precisamos vacinar o máximo de pessoas para que possamos retornar às nossas atividades como um todo, enquanto sociedade”, explica.

“E não esqueça: não existe algo que seja melhor atualmente do que receber a vacina contra a covid-19. Lembrando ainda que as vacinas são muito importantes para diminuir a letalidade dos casos e diminuir sua gravidade. Isso ajuda a fazer com que o nosso sistema de saúde consiga tratar melhor as pessoas que venham a contrair a doença”, ressalta.

Reações

Iara Leão explica que uma reação comum é a dor no braço, no local da aplicação. Além disso, algumas pessoas podem ter uma reação mais sistêmica, e os sintomas, geralmente, são parecidos com gripe e febre. Por fim, pode acontecer um mal estar, com fadiga e náusea.

“Isso quer dizer que o seu corpo sinaliza que o seu organismo está produzindo uma resposta contra essa substância, esse fragmento ou esse vírus, que foi introduzido ali na vacina”, observa.

A professora ressalta ainda que não é uma reação própria da imunização contra covid-19. Segundo ela, com todas as outras que são aplicadas desde criança, pode acontecer. “É algo que as pessoas já deveriam estar acostumadas a passar, porque é super comum no nosso dia a dia dos cronogramas vacinais, até porque a gente nunca se preocupou qual era o fabricante dessas vacinas, se tinha um fabricante ou outro”, afirma.