Cotidiano

Inadimplência no Detran cai 21% após parcelamento de multas

Descentralização de atendimento ao público com a abertura de três postos nos shoppings e na Casa do Cidadão facilitou o pagamento das multas

Números apresentados pelo diretor-presidente do Detran/RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Igo Brasil, apontam queda de 21% da inadimplência relativas às taxas e multas no órgão. Ele destacou que foi feito relatório no final de 2018 que demonstrou que o órgão estava com uma inadimplência de 56%, referentes aos tributos de IPVA, licenciamento, multas, pátio e guincho. Já no relatório de julho, houve uma queda de 21% das dívidas.

“Isso não quer dizer que houve aumento de arrecadação, já que não houve alteração na lei de taxas, mas que isso já era devido e que os usuários estão quitando agora diante das facilidades que estamos oferecendo para pagar suas dívidas junto ao Detran”, afirmou. 

Essa queda na inadimplência, segundo o presidente, pode ser atribuída a ações como o pagamento de servidores em dia, pelo Governo do Estado, aliado à facilidade de pagamento e resoluções de serviços do Detran com a descentralização de atendimento ao público com a abertura de três postos, sendo um em cada shopping da cidade e mais um na Casa do Cidadão.

“Com isso, deixamos o Detran mais próximo da população, além do atendimento normal que já fazemos na sede do órgão e do credenciamento de empresas para parcelamento das dívidas em cartão de crédito. Ainda estamos com processo aberto para cadastramento de novas empresas”, disse.

Outro ponto destacado foi quanto ao convênio firmado com os cartórios, que, segundo Igo Brasil, contribuiu para a queda da inadimplência.

“O comunicado de venda é muito importante e isso contribui para que o novo dono do veículo seja inserido no sistema e não gere problemas ao proprietário anterior de ficar recebendo as notificações de multas, licenciamento, taxas e o IPVA, e isso diminui a inadimplência”, disse.

NOVIDADE – Outra novidade, que iniciou a pouco mais de duas semanas, é a presença de servidores da empresa que parcela as dívidas de multas e estão acompanhando as equipes de blitz aos finais de semana. Segundo Igo Brasil, isso vem facilitando a vida dos que são pegos nas blitze com documentos atrasados.

“Isso ocorre só aos finais de semana e resolve um problema que vinha sendo discutido há algum tempo, em que os proprietários de veículos pegos no final de semana, quando teriam que ser recolhidos e só poderiam resolver as pendências na segunda-feira e ficavam sem seus veículos e isso causa transtornos. Isso não acontece mais agora, já resolve na hora”, afirmou.

TRANSFERÊNCIA – O diretor-presidente do Detran/RR informou ainda que um Projeto de Lei está sendo elaborado em parceria com o governador Antonio Denarium, que isenta a taxa de transferência de veículos do Amazonas para Roraima. O projeto precisa ainda ser enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa.

“Percebemos que temos uma frota muito grande de veículos com placas do Amazonas circulando em Roraima e os proprietários têm residência em Roraima, e não fazem a transferência, e todas as taxas e tributos são pagas no Amazonas”, disse. “Esperamos contar com nossos deputados da Assembleia Legislativa para poder oferecer mais essa oportunidade aos proprietários de veículos”, afirmou.

INAUGURAÇÃO – O Detran inaugurou, no fim de semana, um novo posto de atendimento na Casa do Cidadão, que estará aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Com exceção de vistoria e provas para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), serão ofertados todos os serviços que ocorrem geralmente na sede do Departamento Estadual de Trânsito.

Localizada na Rua Izidio Galdino da Silva, 2469, bairro Senador Hélio Campos, a Casa do Cidadão alcança moradores dos bairros Santa Luzia, São Bento, Conjunto Cidadão, Cruviana e Silvio Botelho. (R.R)