Cotidiano

Incêndio atinge área de lavrado do Parque Anauá

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Um incêndio atingiu uma área de lavrado do Parque Anauá na manhã desse domingo (12) e ganhou grandes proporções à medida que o vento ficava mais forte e espalhava as chamas. Por conta disso, parte dos bairros 31 de Março e dos Estados acabou sendo encoberta pela fumaça alta que veio do local.

“Vários moradores daquela região e motoristas que passavam ali relataram essa fumaça densa”, acrescentou o comandante de operações do Corpo de Bombeiros Militares de Roraima, tenente Ricardo Fernandes.

Segundo nota enviada à Folha pela Casa Civil, por meio do órgão de combate, o incêndio teria começado por volta de 10h e a ocorrência começou a ser atendida pelo Grupamento de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), porém somente às 12h foi necessário solicitar o apoio do Auto Tanque (caminhão de combate ao incêndio). Nove bombeiros trabalharam no controle da área atingida.

“Graças a Deus o combate ao incêndio foi feito tranquilamente e com eficácia, fator esse determinante para extinguirmos as chamas”, concluiu o tenente Ricardo Fernandes.

Por volta de 13h, o incêndio já estava consideravelmente controlado e apenas o GFIC continuou no local realizando o rescaldo da região. Por fim, a nota dos Bombeiros apontou que houve apenas danos à vegetação, na rede elétrica e em alguns postes do Parque Anauá. As causas do incêndio serão investigadas pelo órgão de combate.

MAIS INCÊNDIOS – Durante todo o fim de semana, focos de incêndios foram registrados. Ainda na sexta-feira (8), houve ocorrência de queimadas em vegetação no bairro Cidade Satélite. Na ocasião, residências e uma área de buritizal foram ameaçadas pelas chamas.

Equipes das Guarnições de Combate a Incêndio Urbano e de Combate a Incêndio Florestal trabalharam por 1h30min até o controle total da ocorrência.

O CBMRR também confirmou à Folha um segundo incêndio ocorrido neste domingo (8) em uma área de buritizal localizada no final da rua Nicarágua, no bairro Cauamé, próximo ao shopping da zona oeste. 

De acordo com informações repassadas pela Corporação, o incêndio estava indo em direção a algumas residências daquele local. Após algum tempo, o fogo foi dissipado.