Cotidiano

Incêndio atinge duas lojas em shopping

Fogo se iniciou na noite desta sexta-feira (12) em frigideira de uma lanchonete

Um princípio de incêndio, registrado na noite desta sexta-feira (12), atingiu o Shopping, localizado na Zona Oeste de Boa Vista. Duas lojas próximas à praça de alimentação, localizada no 2º andar, precisaram ser fechadas e vários funcionários e frequentadores passaram mal por conta da fumaça e tiveram que ser retirados do shopping. Não houve feridos.

Imagens enviadas para a Folha de Boa Vista mostram o momento do incêndio. É possível ver uma fumaça preta e densa além de chamas saindo de um dos estabelecimentos localizado na praça de alimentação. Outra lanchonete que fica do lado oposto onde o incêndio começou, também chegou a ser interditada, mas foi liberada em seguida.

A assessoria de imprensa do shopping confirmou o incidente ocorrido nas instalações e informou que a brigada própria do Corpo de Bombeiros atuou imediatamente. “O empreendimento foi interditado temporariamente e parcialmente, mas segue em normalidade operacional”, disse a nota.

Procurado, o Comandante de operações do Corpo de Bombeiros, tenente Fábio Waismann, disse que o princípio de incêndio no restaurante foi provocando pela gordura de uma frigideira. “Como ocorreu a queima do óleo em alta temperatura e jogaram água, provocou um boilover (boil-over) – que é uma explosão da gordura ao entrar em contato com a água. Isso provocou a propagação do fogo para objetos próximos”.

O comandante contou que havia dois bombeiros militares no local, a sargento Francimeire Lopes e o soldado Francisco Ventura, além do bombeiro da brigada de incêndio do próprio shopping, que montaram uma linha de ataque usando um hidrante próximo e debelaram as chamas.

As equipes que combateram o fogo foram acionadas às 19h48 e chegaram 10 minutos depois ao local. “Foi feito só a prevenção, como ventilação do shopping, avaliação do sistema elétrico e quando tudo estava tranquilo, o local foi liberado para a direção. Se não fosse a ação rápida dos bombeiros militares com a atuação da brigada de incêndio, o dano poderia ter sido muito maior”, explicou o militar.