Cotidiano

Inclusão será tema de evento escolar em Boa Vista

Por meio do projeto Nescau com Letras, a instituição quer fomentar o interesse pela leitura das obras de autores regionais

Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS) vai promover na próxima segunda-feira, dia 13, a primeira edição do projeto “Nescau com Letras”. O evento será realizada a partir das 8h, na sala de vídeo da unidade, que fica situada no bairro São Francisco. 

A obra “Sarau de poesia e outros escritos: o deficiente tem sentimentos, deficiente rompe barreiras”, lançado no mês de abril, do escritor Tiago Gomes Pinto, será o principal destaque do evento que enaltece o tema inclusão.

O escritor virá acompanhado de sua mãe, a senhora Lucineia Gomes Costa, que sempre o acompanha nas sessões de autógrafos e visitas às instituições para divulgação das obras literárias; e do doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Shigeaki Ueki Alves da Paixão, um dos maiores incentivadores do escritor.

Tiago Gomes possui deficiência intelectual leve, mas isso não o impediu de sonhar e superar obstáculos. Em 2009, lançou seu primeiro livro “Deficiente rompe barreiras”, e hoje como acadêmico do curso de Direito, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), lança seu segundo livro de poesias. 

O próprio escritor destaca que o livro visa acabar com o preconceito, ainda muito presente na sociedade, evidenciado por meio da violência física e psicológica sofrida pela maioria dos deficientes.

SOBRE O PROJETO – O projeto Nescau com Letras surgiu, prioritariamente, com a proposta de fomentar, entre os alunos do 6.° ao 9.° ano, o interesse pela leitura das obras de autores regionais. O projeto faz parte do cronograma de atividades do Programa Biblioteca Ativa, desenvolvido desde 2017. 

Coordenado pela professora Virginia Albuquerque, o programa consiste, além da apresentação das obras pelos escritores convidados, em uma conversa informal, por meio da qual os alunos poderão esclarecer dúvidas sobre aspectos gerais das obras, e outras curiosidades sobre como o autor escreveu o livro, porque escolheu aquele tema, quais as dificuldades enfrentadas pelos escritores roraimenses e outras questões que influenciam a produção e a difusão da literatura regional. 

“O principal objetivo do Nescau com Letras é oportunizar aos nossos alunos o contato com escritores locais e regionais, para que se familiarizem com a literatura e possam desenvolver o gosto pela leitura. Além disso poderão ter despertado o gosto pela escrita, já que a mensagem principal que os autores deixam para os alunos é que todos nós somos capazes de escrever, basta que nos dediquemos e acreditemos em nosso potencial. Tudo é uma questão de dedicação e treino, inclusive ler e escrever”, esclareceu a professora.

A EEPCS tem implementado a política de educação inclusiva por meio de diversas ações realizadas em parceria com instituições que militam nessa causa. Para a professora Eliana Maura Ferreira, da Sala de Recursos Multifuncionais, a vinda do Tiago à escola representa uma rica oportunidade de promover a educação inclusiva. 

“A vinda do Tiago a nossa escola será importantíssima, pois o momento atual de quebra de paradigmas, de rompimento de barreiras, faz-se necessário falar sobre o respeito às diferenças, sobre o convívio valorizando a equidade, afim de despertar em nossos alunos o desejo por uma escola igualitária em suas diversidades”, ressaltou a Eliana.