Cotidiano

Incra abre para atendimentos essenciais

O atendimento presencial será mínimo com servidores em revezamento

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima reabre os setores considerados essenciais para atender assentados e proprietários de imóveis.

Desde o último dia 23, o órgão estava com o atendimento ao público suspenso, em razão das orientações para isolamento por conta da pandemia do coronavírus.

Porém com a necessidade de atender demandas urgentes de beneficiários da reforma agrária e garantir a produção no campo, a Superintendência decidiu por fazer um atendimento presencial mínimo, com regime de jornada de trabalho dos servidores em turnos alternados de revezamento, mantendo poucos servidores efetivos e terceirizados, para garantir o funcionamento das atividades vitais da autarquia.

Os demais setores funcionarão com os servidores executando a serviço de forma remota, em home office.

Estão abertos, com atendimento realizado por um servidor, a Sala da Cidadania, o protocolo e os setores de cadastro, titulação, crédito, serviço médico, recursos humanos, finanças e gabinete.

“Esses são os setores vitais do Incra, que vão atender as demandas urgentes, mas a nossa recomendação é para que assentados, proprietários de imóveis e a população em geral se dirijam à sede da Superintendência somente em casos de extrema importância, observando que muitos dos nossos serviços estão disponíveis on line, no site do Incra (www.incra.gov.br) na internet, como a emissão da Certidão de Beneficiário, documento utilizado para requerer aposentadoria rural”, explicou Antônio Adesson.

Conforme o superintendente, não participam do revezamento os servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, autorizados a trabalhar em casa, enquanto perdurar o estado de emergência por conta do coronavírus.

As medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, sem aviso prévio, de acordo com as determinações da Presidência do Incra, em consonância com as normas estaduais e municipais de enfrentamento ao Coronavírus.