Cotidiano

Índice de mortes por covid aumenta em Roraima

Somente nos três últimos dias foram registradas mais mortes do que nas duas últimas semanas

Roraima já conta com um aumento no índice de mortes em comparação com a média da semana passada. Somente nos três últimos dias foram registradas mais mortes do que nas duas últimas semanas.

As informações constam no portal Roraima Contra o Coronavírus, do Governo do Estado, na área sobre a evolução da pandemia.Os dados foram contabilizados até esta terça-feira, 26.

O relato é que na 53ª semana foram contabilizadas sete mortes. Ou seja, somente entre domingo, segunda e terça-feira.

Na 52ª semana (de 17 a 23 de janeiro) a média era de seis mortes. Na 51ª semana (de 10 a 16 de janeiro) a média também era de seis óbitos.

Veja o gráfico

Dados das últimas semanas (Foto: Reprodução)

A nova atualização do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) nesta terça-feira (26), mostra que Roraima também teve 265 novos casos confirmados, totalizando 79.921 diagnósticos de coronavírus. 

Somente nesta semana foram registrados 529 casos. 

Em comparação com a primeira semana de 2021, que contou com 918 casos e a média de três mortes por semana, Roraima registrou uma diminuição de números confirmados e de óbitos.

Apesar da diminuição dos registros, estão sendo feitas denúncias sobre a falta de leitos do Hospital Geral de Roraima (HGR) e a escassez de equipamentos para tratamento, que tem como consequência as mortes de pessoas que aguardam atendimento adequado.

HOSPITAL DE CAMPANHA – A reativação do Hospital de Campanha, conhecido como APC (Área de Proteção e Cuidado), estava prevista para o dia 18 de janeiro, há mais de uma semana. Em razão dos aumentos de mortes e casos confirmados, o hospital tinha como objetivo diminuir a ocupação de leitos do HGR, que vem sofrendo de superlotação.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação e aguarda retorno.

Com a colaboração da estagiária Camilla Salustiano