Cotidiano

Indígenas Yanomami teriam agredido médica após morte de criança

Segundo a denúncia, médica teve dois braços quebrados e ferimentos na cabeça

Uma médica que trabalha na saúde indígena na região do Xitei, a 30 km da região de Surucucu, na Terra Yanomami, no município de Alto Alegre teria sido gravemente agredida.. 

A informação partiu de denúncia recebida pela FolhaBV, de uma colega da profissional de saúde agredida. Ela não quis revelar nomes, mas disse que a agressão ocorreu nesta quinta-feira (16) após a morte de uma criança indígena. 

“A criança veio a óbito nessa quarta-feira e a partir daí a médica passou a receber ameaças dos indígenas que a culpavam pelo ocorrido. Ela foi agredida com pedaços de madeira e teve ferimentos na cabeça, inclusive quebraram seus braços”, contou a colega da médica. 

Segundo ela, antes de a profissional de saúde ser agredida, teria pedido ajuda a direção do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei Yanomami), mas não foi atendida. “Somente hoje, após as agressões, foi que decidiram transferir com urgência a médica para atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR). Me informaram que ela deve chegar à Boa Vista por volta das 19h30”, disse.

OUTRO LADO – A Folha de Boa Vista entrou em contato com a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi) e com Dsei Yanomami e aguarda o retorno.