Cotidiano

Indígenas infectados nas aldeias serão trazidos para APC 

Protocolo para atendimento de indígenas com Covid-19 foi atualizado em uma articulação do Ministério Público de Roraima (MPRR)

Com a atualização do protocolo para atendimento de indígenas com Covid-19, a partir desta semana os índios infectados por coronavírus serão encaminhados diretamente das aldeias para o Hospital de Campanha, em Boa Vista.

O protocolo foi atualizado em uma articulação do Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio do Gaemi-DH (Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos e o Gabinete de Gerenciamento de Crise Covid-19).

O procurador de justiça Edson Damas, especialista na questão indígena e coordenador do Gaemi-DH, informou que foram realizadas reuniões com lideranças indígenas de Roraima, autoridades públicas e o Secretário Nacional de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva.

“Fui convidado e participei da construção dos protocolos. Agora, o polo base [na reserva] diagnostica a Covid-19 com o teste e encaminha o paciente direto para a APC, fazendo com que tenha mais segurança no atendimento. Estamos fazendo algumas adequações para receber um fluxo maior de indígenas no hospital de campanha”, destacou Edson Damas

A mudança no protocolo de atendimento foi considerada estratégica para salvar vidas nas comunidades indígenas atingidas pela pandemia. Na última segunda-feira (29), cinco pacientes indígenas tiveram alta no hospital de campanha, entre eles, a liderança Jaci Macuxi.