Cotidiano

Indígenas ocupam prédio do Dsei Leste 

Mais de 300 indígenas, do Movimento Indígena, com representantes de várias etnias do Distrito Sanitário Especial do Leste (Dsei Leste) invadiram a sede do órgão na manhã de ontem e ocuparam as instalações como forma de protestar contra a indicação do médico ortopedista Victor Paracat para a coordenação do Dsei.   

Um dos líderes do movimento, Amarildo da Silva Mota, da comunidade Gerimum, Raposa Serra do Sol, disse que o movimento é pacífico e que vão continuar ocupando o prédio até terem suas reivindicações ouvidas.

“Estamos insatisfeitos da forma como foi feita a indicação do senhor Victor Paracat e queremos ser ouvidos, ser consultados de acordo com a convenção 169 da OIT, e queremos fazer nossa indicação, que é o nome do doutor Paulo Daniel, que já trabalha com a saúde das comunidades há mais de 20 anos, desde o tempo do CIR (Conselho Indígena de Roraima)”, disse.   

A ocupação acontece de forma pacífica e, embora Amarildo Mota tenha informado que não estão impedindo o trabalho, havia indígenas na porta principal impedindo a passagem de quem não fosse do movimento. 

“Os trabalhos de remoção e de emergência continuam acontecendo e só vamos sair daqui depois que formos atendidos”, disse. 

Amarildo citou ainda o descontentamento da interferência política nas indicações para coordenador do Distrito. 

“Não concordamos com a interferência da política na saúde indígena, por que a população vem sofrendo ao longo de muitos anos, embora tenha muito recurso, mas não melhora a saúde indígena que aumenta cada vez mais o índice de mortalidade infantil, falta de medicamento, falta de remoção, transporte e combustível”, disse. “Os políticos sempre colocam alguém de confiança deles no cargo, mas nós não fomos consultados para ouvir a indicação de nossa confiança”, afirmou.

O Movimento Indígena do Estado de Roraima reúne indígenas de 320 comunidades da Serra da Lua, Amajari, Murupu, Tabaio, WaiWai, São Marcos, Surumu, Raposa, Serras e Baixo Contingo, com uma população estimada em 49 mil indígenas, dos povos Macuxi, Wapichana, Sapará, Patamona, Taurepang e Waiwai. (R.R)

Coordenador convoca líderes para o diálogo 

Recém empossado no cargo de coordenador do Distrito Sanitário Indígena do Leste (Dsei Leste), o médico ortopedista Vitor Paracat já enfrenta problemas para administrar. Ontem pela manhã, cerca de 300 indígenas invadiram o prédio do Dsei pedindo sua saída do cargo. Doutor Vitor é indicação do senador Chico Rodrigues e substitui o ex-coordenador Armando Neto. 

Por telefone, ao final da tarde de ontem, ele afirmou que está buscando o diálogo com as lideranças indígenas para o entendimento de que pretende uma gestão participativa com as comunidades. 

“Já conversei com algumas lideranças e aguardando o posicionamento de outras lideranças que estão se reunindo e já sinalizaram que vamos abrir o diálogo e vamos buscar o entendimento”, disse.   

Quanto ao fato da invasão ao prédio do Dsei, Victor informou que, na qualidade de gestor, já tomou as providências de comunicar as autoridades sobre o caso.

“Logo cedo informamos aos órgãos da entrada deles no prédio, mas apenas com cunho de informação, sem medidas de truculência, já que como gestor tenho a obrigação de informar aos órgãos sobre os fatos que estão ocorrendo”, disse. Os ofícios foram encaminhados à Polícia Federal, CGU, AGU, TCU e Ministério Público Federal.