Cotidiano

Indígenas pedem fundo de emergência para combater coronavírus

Líderes alegam que comunidades estão ameaçadas pela covid-19

Líderes indígenas do Brasil pediram à Organização Mundial da Saúde (OMS), nessa segunda-feira (4), a criação de um fundo de emergência para ajudar a proteger suas comunidades da ameaça da pandemia de coronavírus.

Muitos dos 850 mil indígenas do país moram em áreas remotas da Amazônia, com acesso limitado ao atendimento de saúde, e grupos indígenas dizem que o governo não incluiu suas comunidades nos planos nacionais de combate ao vírus.

A Carta reforça o manifesto feito pela Aliança das Parlamentares Indígenas da América Latina, onde solicitam que a OMS considere: os povos indígenas como população de maior risco e vulnerabilidade à Covid-19; garantia da segurança alimentar e do acesso ao saneamento básico e aos serviços de saúde, bem como dos demais direitos sociais e previdenciários durante o período de pandemia; e assegurem o envolvimento e a participação das organizações indígenas e de seus representantes no planejamento e implementação das ações de vigilância e enfrentamento da Covid-19.

A deputada federal por Roraima, Joenia Wapichana (Rede), que é líder do apelo à OMS e a primeira mulher indígena eleita para o Congresso brasileiro, afirmou que esse é um caso de emergência.

“Essa é uma emergência real, os indígenas precisam de proteção nesse momento, na proteção dos seus territórios, na sustentabilidade e na vida. Então é importante que o mundo conheça a realidade que os indígenas estão passando”, destacou.

Conforme o boletim do dia 3 de abril da Sesai, entre os indígenas são 120 casos confirmados, 06 óbitos, 38 suspeitos, 217 descartados e 63 com cura clínica. 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) contabiliza 15 óbitos indígenas, 14 brasileiros e 01 do povo Warao da Venezuela.

O apelo dos grupos indígenas veio um dia depois de uma carta aberta, enviada por dezenas de artistas, músicos e atores internacionais a Bolsonaro, apelando para que ele proteja os indígenas do Brasil.

Entre os artistas que assinam a carta estão Ai Weiwei e David Hockney, os músicos Sting e Paul McCartney, os atores Glenn Close e Sylvester Stallone e a apresentadora e atriz Oprah Winfrey.