Cotidiano

Indígenas realizam campanha solidária para Yanomamis em situação precária

Ação solidária é uma iniciativa de indígenas de várias etnias que pertencem a associações no contexto urbano de Boa Vista

A comunidade indígena de várias etnias que pertencem a associações no contexto urbano de Boa Vista, realiza uma campanha solidária com o objetivo de mobilizar a população para doação de roupas, cobertores e brinquedos para atender os indígenas Yanomami em situação precária. 

Algumas etnias Yanomami foram afetadas em seus territórios com a invasão do garimpo ilegal trazendo muita malária, tuberculose e outros tipos de doenças. Os indígenas foram obrigados a sair das comunidades em que habitam em busca de tratamento e passam dificuldades ao migrar para cidade. 

Um dos coordenadores da campanha solidária, Evandro Wapichana, ressalta que a ausência do estado, incluindo o papel dos órgãos federais, na defesa dos direitos dos povos originários, como atendimento à saúde e segurança é fenômeno que está na raiz deste problema social.  

“É importante que a sociedade entenda que estas famílias estão em condições de vulnerabilidade devido a um processo de invasão de seus territórios e que precisam ser melhor monitoradas pelo estado brasileiro. Elas não querem estar nas ruas. Esta ação solidária visa atender as necessidades imediatas destas famílias e precisamos da ajuda de todos”, disse. 

Para quem quiser ajudar na campanha, as doações podem ser feitas até o dia 15 de março de 2022, na Condisi Yanomami, localizada na rua Cecília Brasil, nº 1043, centro de Boa Vista. Para outras informações o contato é (95) 99155.3493.