Cotidiano

Indígenas são submetidos à cirurgia oftalmológica durante ação

As ações de triagem aconteceram nos polos bases, Willimon e Pedra Branca na região das Serras e na Região da Raposa

A ação “Olhos de Makunaima” promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima (DseiLeste), se encerra no próximo sábado,16, com atendimento de 181 indígenas.

Os atendimentos fazem parte do programa ‘Sesai em Ação’, que tem por objetivo levar atendimento da atenção especializada até populações indígenas que vivem em áreas remotas.

De acordo com os organizadores a ação é realizada devido a demanda crescente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Roraima, devido ao fluxo migratório.

Os atendimentos são feitos em parceria com da Associação Médicos da Floresta  (AMDAF), que é uma entidade civil sem fins lucrativos, cuja missão é Buscar e promover a qualidade de vida e inclusão social das comunidades carentes, por meio de ações inovadoras na área da saúde, infraestrutura e educação.

A parceria desde a sua implantação atendeu os povos indígenas: Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Wai Wai, Taurepang e Patamona.

As ações de triagem aconteceram nos polos bases, Willimon e Pedra Branca na região das Serras e na Região da Raposa.

As cirurgias ocorrem nas três salas cirúrgicas cedidas pelo Governo de Roraima, no Hospital Geral de Roraima e os procedimentos pré e pós cirúrgicos ficarão na Casa de Saúde Indígena (Casai do Leste).