Cotidiano

Inep divulga avaliação das instituições de ensino superior 

Foram avaliadas a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdades Cathedral, Centro Universitário Estácio da Amazônia e Faceten

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  divulgou nesta quinta-feira,12, os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), em que a Faceten obteve nota 4 e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdades Cathedral, e Centro Universitário Estácio da Amazônia obtiveram nota 3, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. 

O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos, como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

Entra no cálculo também o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que é calculado com base na nota dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado) — que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante — e no perfil dos professores.