Cotidiano

Inep divulgará número de atingidos por erro do Enem nesta segunda

O Inep afirmou nas redes sociais que as “inconsistências na correção” do exame estão sendo verificadas nos dois dias de prova

Um dia após confirmar que a correção do Enem 2019 teve um erro que pode ter prejudicado até 30 mil candidatos, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, voltou às redes sociais neste domingo (19) para avisar aos candidatos que o processo de revisão das notas estavam em andamento e seria concluído até segunda-feira.

“Estamos aqui com a nossa equipe do Inep neste domingo trabalhando, revisando as notas do Enem 2019, trabalho que a gente vai concluir até amanhã. De modo que, para tranquilizá-los, na terça-feira você poderá fazer sua inscrição no Sisu dentro do prazo, com tranquilidade”, afirmou Lopes, no vídeo.

O Inep afirmou nas redes sociais que as “inconsistências na correção” do exame estão sendo verificadas nos dois dias de prova. Inicialmente, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia dito que o problema tinha sido detectado apenas no segundo dia de prova (Matemática e suas tecnologias; e Ciências da natureza e suas tecnologias).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é a porta de entrada para as faculdades federais, vai ter suas inscrições mantidas para terça-feira (21), garante o governo. É por meio do Sisu que os candidatos usam suas notas no Enem para tentar uma vaga em cursos e universidades.