Cotidiano

Infestação de caramujos em terreno baldio preocupa moradores 

Os caramujos são transmissores de doenças como a meningite eosinofílica, que atinge o sistema nervoso central

Moradores da rua Aruaque no bairro São Francisco, estão incomodados com a infestação de caramujos em um terreno baldio, localizado próximo aos fundos da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF).

Eles reclamam que o problema ocorre há mais de 3 anos e contam que já procuraram o 156 (canal de comunicação com a prefeitura) para relatá-lo, mas que nada foi resolvido. 

“Fiz uma denúncia ano passado, e me disseram que o dono do terreno foi multado, mas não houve nenhum comparecimento da fiscalização da vigilância sanitária para verificar a infestação de caramujos”, disse uma das moradoras.  


De acordo com moradores o terreno tem sido usado para a prática de crimes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A mulher informou que os caramujos invadiram o terreno de sua casa, mas que tenta aos poucos controlar o problema fazendo uso do sal. E que sua maior preocupação é por não saber os riscos que isso pode trazer para a sua mãe que já é idosa.

Ainda de acordo com ela, o terreno está em situação de abandono há mais de 10 anos e tem se tornado local para uso de drogas.

A reportagem esteve no local e constatou que os muros e portão dos fundos da SAF também estão infestados de caramujos.


Um único caramujo é capaz de botar 200 ovos de uma vez e se reproduzir mais de uma vez por ano. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

RISCOS – Os caramujos são transmissores de doenças como a meningite eosinofílica, que atinge o sistema nervoso central. Um único caramujo é capaz de botar 200 ovos de uma vez e se reproduzir mais de uma vez por ano.

PREFEITURA – Em nota,  a Secretaria Municipal de Saúde informou que o terreno apresenta condições favoráveis para a proliferação de caramujos, por apresentar muitos vegetais e material orgânico. 

Disse também que em 2021 o proprietário já foi notificado para que fizesse a manutenção do local por meio da limpeza, catação de cada animal, além de aplicação de cal no terreno para que elimine os ovos dos caramujos. No entanto, a equipe retornará ao local para notificar novamente o proprietário para que faça a limpeza da área.