Cotidiano

Inscrição aberta para Encontro de Iniciação Científica da Estácio

A comissão organizadora do evento enfatiza a necessidade de proporcionar a alunos da Estácio da Amazônia e da comunidade acadêmica em geral o estreitamente entre o ensino, a pesquisa e a extensão

Acadêmicos e professores interessados em divulgar suas atividades científicas já podem inscrever os trabalhos para participar da 12ª edição do Encontro de Iniciação Científica da Estácio da Amazônia, que este ano acontecerá de forma virtual proporcionando a participação de estudantes e pesquisadores de outras regiões do Brasil e de outras unidades da Estácio.

O prazo para inscrições já começou e seguirá aberto até o dia 3 de outubro. As informações completas e o link para enviar o material podem ser conferidos no site do evento: https://www.even3.com.br/xiieicea/.

Os participantes devem pagar uma taxa de R$10 para garantir sua vaga no encontro científico, que terá, além das tracionais palestras, sessões técnicas, oficinas e minicursos, apresentações de trabalhos de extensão em formato de artigos curtos e exibição de banners.

Todos os trabalhos serão apresentados por meio de videoconferência, bem como as palestras e minicursos. Neste ano, o evento receberá 200 trabalhos científicos, sendo 25 artigos completos, 25 artigos curtos e 150 resumos.

O pró-reitor de pós-graduação da Estácio da Amazônia, Wender Antônio da Silva, disse que o evento é realizado todos os anos pela instituição, e tem como principal objetivo estimular o interesse dos alunos pelas produções de iniciação científica, colocando-os em contato direto com metodologias e procedimentos próprios da produção científica. 

“A comissão organizadora do Encontro enfatiza a necessidade de proporcionar a alunos da Estácio da Amazônia e da comunidade acadêmica em geral o estreitamente entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Neste sentido, uma nova fase se inicia e o evento vai proporcionar a experiência e a conexão deste tripé fundamental para a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação de qualquer área de conhecimento”, destacou o pró-reitor.

Ele lembra que o encontro trará trilhas, mas que o evento é multidisciplinar e receberá trabalhos de todas as áreas. As trilhas deste ano são: Estratégias e Tecnologia; Direitos humanos, constitucional e meio ambiente; processos educacionais; e Prevenção, cuidado e tecnologia em saúde.

DATAS

O cronograma de inscrições foi dividido entre as inscrições de artigos completos, artigos curtos, resumos, tutoriais, painéis e mesas redondas. A lista com os trabalhos aprovados para o Encontro será divulgada no dia 26 de outubro. O evento será realizado no período de 4 a 6 de novembro, nos horários de 14h às 18h e das 19h às 21h, pela internet.

“Todo o processo de inscrição, pagamento de taxa de inscrição e de minicurso, bem como submissão e apresentação dos trabalhos e visualização das palestras, minicursos e oficinas serão totalmente no modelo virtual. Não haverá interação presencial, nem mesmo para sanar dúvidas sobre as atividades e processos a serem realizados durante o evento”, explicou o pró-reitor.

Além do aprendizado e troca de experiência entre alunos e pesquisadores de todo o país, o evento vai oferecer um total de 50 horas de atividades acadêmicas complementares aos acadêmicos da Estácio.

“Por fim, os seis melhores artigos completos e os seis artigos curtos serão publicados, também, em uma edição especial da Revista da Estácio da Amazônia Multidisciplinar Pey Këyo Científico”, informou o pró-reitor.