Cotidiano

Inscrições abertas para Olimpíada de Língua Portuguesa

As inscrições são gratuitas, seguem até 30 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet

O município de Boa Vista aderiu, mais uma vez, à Olimpíada de Língua Portuguesa, que tem como tema: “O lugar onde eu vivo”. Podem participar desta 7ª edição professores e alunos do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. As inscrições são gratuitas, seguem até 30 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Ao contrário das edições anteriores, este ano as etapas da competição acontecem de forma totalmente virtual, devido à pandemia de covid-19. Além disso, o foco dessa edição é o chamado “Relato de Prática”, feito pelos docentes, a partir do trabalho desenvolvido com toda a turma, durante este período de aulas não presenciais.

A ideia é acompanhar a trajetória do grupo, identificando desafios, dificuldades, discussões, reflexões e conquistas dos alunos, através de relatos que podem ser contados por meio de fotografias, vídeos e áudios, com base em cinco gêneros do concurso: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário.

“Nas edições anteriores, alunos específicos eram premiados. Desta vez toda a turma será reconhecida, com base em registros feitos pelo professor responsável, das atividades realizadas pelos estudantes durante o período vigente da Olimpíada”, explicou a coordenadora municipal do concurso, Luciene Soares.

A secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, destaca a importância da competição para o processo de ensino e aprendizagem e faz uma convocação para que os professores da Rede Municipal participem desta edição.

“Mesmo neste período de pandemia, nossos professores têm tido iniciativas fantásticas que precisam ser mostradas. Participar das Olimpíadas é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o gosto e a prática da leitura e da escrita. Por isso, nós convidamos todos os professores a fazerem a inscrição”, disse.

Não podem participar professores que lecionam exclusivamente em instituições de ensino particulares, em instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O registro e submissão dos relatos podem ser feitos até 20 de agosto deste ano, porém o professor que realizar a inscrição já pode começar a desenvolver os “relatos de prática” antes mesmo do término das inscrições. Para ter acesso a mais informações e esclarecer dúvidas sobre o concurso, os interessados podem acessar o site do programa “Escrevendo o Futuro”.

BOA VISTA EM DESTAQUE – Na última edição da Olimpíada, em 2019, Boa Vista foi destaque com a participação do aluno Marcel Aleixo da Silva, da etnia indígena Wapichana e estudante da Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva. Ele chegou à semifinal do concurso com o poema “Serra do Truarú”, retratando um pouco da história de sua comunidade e seus costumes.

MAIS SOBRE AS OLIMPÍADAS – A Olimpíada de Língua Portuguesa integra o Programa Escrevendo o Futuro, criado em 2002 pela Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC Educação). Em 2008, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Programa foi ampliado para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa.