Cotidiano

Inscrições abertas para curso de aperfeiçoamento para professores

Na próxima semana, terão início os cursos de LIBRAS, Correção de Fluxo e Dinamização de Bibliotecas

Os cursos de formação inicial e continuada ofertados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), são oportunidades para aperfeiçoamento e capacitação dos docentes e demais profissionais que atuam na rede estadual de ensino.

Na próxima segunda-feira, 16, será realizada a abertura do Curso de “Libras I” às 14h, e “Libras II” às 18h30 na Escola Estadual Oswaldo Cruz. O curso também será ministrado na unidade de ensino e terá carga horária de 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 horas à distância. Foram disponibilizadas 100 vagas.

 No dia seguinte, na terça-feira, 17, ocorrerá a solenidade de abertura de mais dois cursos: “Dinamização da Biblioteca” e “Correção de Fluxo” a partir das 18h30 na Escola Estadual Ayrton Senna, que atualmente funciona no mesmo prédio da Escola Ana Libória, no bairro Mecejana. Também foram ofertadas 100 vagas para cada curso.

 Além disso, já estão em andamento outros dois cursos: “Educação Especial numa visão inclusiva: práticas educativas” que iniciou as aulas no último dia 09 de março com 126 inscritos e “Gestão ambiental escolar: teorias e práticas”, que começou na quinta-feira, 12, com a participação de 150 docentes.

 As formações serão dividas em duas etapas. A primeira será a parte teórica, que ocorrerá no decorrer dos cursos e a parte prática que ocorrerá dentro das escolas. Ao final, os participantes receberão certificação. A diretora do Ceforr, Stela Damas falou sobre a importância da formação no contexto da Educação Básica.

 “O Ceforr trabalha a formação inicial e continuada dos professores e isso é de grande importância para a Educação Básica. Temos uma preocupação em relação à atualização das práticas pedagógicas dos professores, trazendo elementos para a inovação dessa prática. Nosso objetivo é dar suporte pedagógico ao professor buscando melhorar a qualidade de aprendizado dos estudantes e consequentemente, dos índices educacionais de Roraima”, explicou.

CEFORR                                                 

O Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima está localizado na Travessa Presidente Castelo Branco, S/N, bairro Calungá e é o setor da Seed responsável pelas formações continuadas e capacitações dos profissionais que atuam na Educação do Estado.

Em 2019, o Centro promoveu a capacitação de 1.827 servidores. Foram qualificados todos os profissionais que atuam no ambiente escolar, entre eles, cuidadores, orientados educacionais, secretários escolares, gestores, professores e coordenadores pedagógicos.