Cotidiano

Inscrições de Congresso de Educação terminam nesta segunda

O prazo para inscrições no XIV Congresso dos Trabalhadores em Educação de Roraima vai até segunda-feira, 13. O evento é uma realização do Sindicato dos trabalhadores em educação de Roraima (Sinter) e vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de maio, no auditório do CAF da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o tema “A Educação em Luta! Nenhum direito a menos, é hora de resistir”.

Segundo o professor Flávio Bezerra da Silva, diretor geral do Sinter, o congresso dos Trabalhadores em Educação é o maior e mais antigo evento realizado em Roraima para discutir especificamente as questões relacionadas à educação e aos direitos dos trabalhadores em educação. “É um evento que há 35 anos vem sendo realizado, já faz parte da tradição roraimense e é um momento de reunirmos a categoria, estudarmos determinadas temáticas e ao final deliberarmos por encaminhamentos de lutas em defesa dos trabalhadores, por isso é muito importante a participação de todos”, disse. 

O congresso, que é o maior evento de educação de Roraima, ocorre a cada três anos e é a instância máxima de deliberação da entidade sindical que foi fundada há 30 anos. O evento é aberto para a participação de trabalhadores em educação sindicalizados ou não, além de estudantes. 

As inscrições podem ser feitas na sede do sindicato das 8h às 12h, e das 14h às 18h ou através do site: https://www.sinterroraima.com.br/ para os participantes não sindicalizados, a ficha de inscrição só terá validade mediante ao pagamento da taxa de R$ 80,00 (inteira) ou R$ 40,00 (meia), com apresentação da carteira de estudante. Os sindicalizados estão isentos de pagamento da inscrição.

Como Participar

Os sindicalizados podem participar como delegados, desde que tenham passado pelo processo de escolha no seu local de trabalho, através de reunião organizada pelo representante da escola. 

Já os sindicalizados aposentados terão seus delegados retirados em reunião promovida com essa finalidade pelo Departamento de Aposentados do Sinter, na proporção de 01 para cada 05.

Lançamento

Na abertura do congresso dos professores será feito o lançamento oficial do livro “Sinter, 30 anos de lutas e conquistas em defesa dos Trabalhadores em Educação de Roraima”, de autoria do jornalista Pablo Sérgio, que traz um resgate das lutas sindicais desde a fundação até os dias atuais.     

Além disso, serão debatidos temas, como: A educação em luta! Nenhum direito a menos, é hora de resistir (Os ataques a legislação Lei 053, 1032, 1030, 892 e 895); Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual Conjuntura Educacional, Diversidade, respeito e direitos humanos na educação; Desafios da aposentadoria na conjuntura atual e Defesa das propostas exposições das teses.