Cotidiano

Inscrições do Sisu, Prouni e Fies começam a partir do dia 21

O critério comum para participar das seleções é ter realizado a prova do Enem, tendo obtido nota satisfatória para concorrer às vagas disponíveis, como nota superior a 400 pontos na redação.

Nos próximos dias, candidatos que participaram da edição do Enem 2019 poderão utilizar as suas notas para o ingresso nos cursos superiores que desejarem. O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), divulgou os editais do Sistema de seleção Unificada (Sisu), Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni), principais programas de acesso à graduação.

O critério comum para participar das seleções é ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo obtido nota satisfatória para concorrer às vagas disponíveis, como nota superior a 400 pontos na redação.

Confira o cronograma abaixo:

Sisu: o participante do Enem 2019 que pretende fazer uma graduação em universidade pública precisa fazer a inscrição no Sisu ainda no primeiro semestre deste ano.

Para concorrer a uma vaga pelo programa, o estudante não pode ter obtido nota zero na redação.

Fies: para este programa, o estudante irá concorrer a vagas em instituições privadas. Nesse caso, de acordo com a nota alcançada, o participante terá uma parte ou a totalidade do curso financiado por recursos do governo federal.

Prouni: também voltado para faculdades particulares, o Prouni oferta bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%). Para concorrer, o estudante deve ter obtido média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação no Enem.

* Com informações do MEC